A comunicação pública e a função social do rádio: reflexões sobre o radiojornalismo de interesse público no Brasil
Resumen
Este artigo se propõe à revisão dos conceitos de comunicação pública e interesse público, fundamentando-se em autores como Duarte et al. (2012), Bucci (2013; 2015), Jaramillo (2012), Rothberg (2011), Moraes Júnior (2013) e outros. O trabalho apresenta, ainda, um levantamento das funções sociais do rádio enquanto meio de comunicação de massa que, apesar de antigo, ainda resiste ao avanço de outras tecnologias de informação e se mantém como uma plataforma que exerce um relevante papel na sociedade. O objetivo é proporcionar ao leitor uma reflexão acerca da ligação desses aspectos ao radiojornalismo de interesse público praticado no Brasil. Para tanto, são apontadas a trajetória e as principais características da radiofonia pública brasileira, segundo Zuculoto (2012).
Citas
BRANDÃO, Elizabeth. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.
BRECHT, Bertolt. Teoria do Rádio (1927-1932). In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do Rádio: Textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2005. v 1.
BUCCI, Eugênio. Sobre a independência das emissoras públicas no Brasil. Eptic Online, Aracaju, v. 15, n. 2, p. 121-136, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/944/816>. Acesso em: 6 fev. 2017.
_______. O Estado de Narciso: A comunicação pública a serviço da vaidade particular. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Dora Luzzato, 2007.
JARAMILLO L., Juan Camilo. Proposta Geral de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.
MCQUAIL, Denis. Atuação da mídia: comunicação de massa e interesse público. Tradução: Karla Reis. Porto Alegre: Penso, 2012.
MONTEIRO, Graça França. A singularidade da comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público.São Paulo: Atlas, 2012.
MORAES JÚNIOR, Ênio. Formação de jornalistas: elementos para uma pedagogia de ensino do interesse público. São Paulo: Annablume, 2013.
ROTHBERG, Danilo. Jornalismo Público: informação, cidadania e televisão. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo, porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2012.
VIRILO, Paul. O Jornalismo Público. In: BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de (Org.). Manual de Radiojornalismo: Produção, Ética e Internet. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
ZÉMOR, Pierre. As formas de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.
ZUCULOTO, Valci Regina Mousquer. Debatendo com Brecht e sua Teoria do Rádio. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do Rádio: Textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2005. v 1.
______. A programação das rádios públicas brasileiras. Porto Alegre: Sulina, 2012.
Derechos de autor 2017 DEYSE ALINI DE MOURA
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.