Brincando com sons: os programas infantis de rádio como experiência da cultura do ouvir

  • Rodrigo Fonseca Fernandes

Abstract

Este artigo apresenta dois exemplos de programas infantis veiculados no Brasil, a saber: o programa “Para ouvir e aprender” da Rádio Rural de Santarém, no Pará; o programa “Rádio Maluca”, da Rádio MEC do Rio de Janeiro. O objetivo é observar nestes programas como sedão as brincadeiras entre as crianças, analisando em que medida elas fazem uso dos elementos de rádio de uma forma lúdica, ou se a brincadeira no rádio é, na verdade, uma mimetização do mundo adulto. Desta forma, é possível analisar criticamente as formas de produção de conteúdos radiofônicos para crianças, pensando a efetiva participação destas na construção de conhecimento e no vínculo com os ouvintes. Este estudo reforça a necessidade de problematizar e debater o futuro do rádio, não apenas em seus aspectos tecnológicos, mas também de forma a garantir que o seu maior benefício seja preservado: a cultura do ouvir.
Published
2016-08-01
Section
Artigos