Estratégias de construção de capital social no Twitter: considerações a partir da análise da Rádio Gaúcha

  • Mirian Redin de Quadros UFSM
  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

O presente artigo parte do conceito de capital social e sua aplicação ao ambiente online de comunicação, especialmente às redes sociais digitais. Ao viabilizarem o agrupamento de indivíduos e a manutenção de relações mediadas pela tecnologia, os sites de redes sociais permitem a construção de capital social, ou seja, a obtenção de valores a partir dos laços mantidos pelos membros de um grupo. Com base nesse pressuposto, são analisadas as estratégias adotadas pela emissora de rádio Gaúcha para a construção de capital social no Twitter, por meio da prática do retweet.

Author Biographies

Mirian Redin de Quadros, UFSM

Mestre em Comunicação Midiática (UFSM), membro do grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos). Professora do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós‐Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria

Published
2016-10-14
Section
Artigos