O comentarista esportivo no rádio de Porto Alegre: estilos e novos conceitos na fase da convergência
Abstract
O artigo pretende desenvolver uma proposta conceitual para o comentarista esportivo de rádio em Porto Alegre a partir de efeitos gerados pela cultura da convergência (JENKINS, 2008). Trata-se de um desmembramento da dissertação de mestrado O comentário esportivo contemporâneo no rádio de Porto Alegre: uma análise das novas práticas profissionais na fase de convergência (GUIMARÃES, 2018). Com base teórica fundamentada a partir da Economia Política da Comunicação (MOSCO, 1996), tem como objetivo identificar novos modelos existentes entre os comentaristas esportivos e estabelecer uma categorização destes profissionais, de acordo com a metodologia proposta por Bardin (2011). Além de apresentar essa divisão por características dos comentaristas, tem-se, ainda, como finalidade, introduzir um novo conceito para esta figura-chave presente nas transmissões esportivas.
References
BARBEIRO, H.; RANGEL, P. Manual do jornalismo esportivo. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELTRÃO, L. Jornalismo opinativo. Porto Alegre: Sulina, ARI, 1980.
FERRARETTO, L.A. Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20. Canoas: Editora da Ulbra, 2007.
FERRARETTO, L.A. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.
GUERRA, M. Você, ouvinte, é a nossa meta: a importância do rádio no imaginário do torcedor do futebol. 1.ed. Rio de Janeiro: Etc Editora, 2002. 92p.
GUIMARÃES, C.G.S. O comentario esportivo contemporáneo no rádio de Porto Alegre: uma análise das novas práticas profissionais na fase de convergência. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2018.
GUIMARÃES, C.G.S; FERRARETTO L.A. O comentário esportivo no rádio de Porto Alegre: uma proposta de periodização histórica. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 39, 2016, São Paulo. Anais… São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
GUIMARÃES, C.G.S; Lauro Quadros: “É isso aí e mais meio quilo de farofa”. In: Encontro Nacional de História da Mídia, 11, 2017, São Paulo.. Anais... São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
MARQUES DE MELO, J. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Editora Vozes, 1985.
MARQUES DE MELO, J.; ASSIS, F. de (Org.). Gêneros jornalísticos no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010.
MATELLART, A.; MATELLART, M. História das teorias da comunicação. 16.ed. São Paulo: Loyola, 2014.
MOSCO, V. The political economy of communications: rethinking and renewal. Londres: Sage, 1996.
RODRIGUES, N. À sombra das chuteiras imortais. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
RABAÇA, C.A.; BARBOSA, G.G. Dicionário de Comunicação. São Paulo: Ática, 1987.
RANGEL, P. A mídia e a construção do herói esportivo: análise da Revista Placar com Neymar crucificado. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 36, 2013, Manaus. Anais… Manaus: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
ZALLO, R. Economia de la comunicación y la cultura. Madri: Akal, 1988.
Copyright (c) 2019 Carlos Guimarães
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.