O conceito criativo e seus recursos expressivos no spot publicitário

  • Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: spot publicitário, metáfora, metonímia, multimodalidade

Resumo

Estudos sobre a retórica publicitária no rádio ainda são escassos e pouco refletem o potencial investigativo que uma articulação entre a retórica o meio sonoro propiciam. A nosso ver, estas lacunas tornam oportuno o desenvolvimento de procedimentos metodológicos para o estudo do spot publicitário. Baseados na Teoria Cognitiva da Metáfora e da Metonímia (LAKOFF e JOHNSON, 2002; BARCELONA, 2003), bem como na Teoria da Mesclagem Conceptual (FAUCONNIER e TURNER, 2002), propomos neste artigo procedimentos analíticos que contribuem para o estudo do efeito criativo em spots radiofônicos. Como resultado de nossas articulações, apontamos para o estudo da metalinguagem como recurso criativo. Nela, aspectos considerados limitadores da linguagem radiofônica tornam-se o diferencial na codificação da mensagem. Neste contexto, metáfora e metonímia tem se tornando recursos retóricos essenciais para codificar estas abordagens metalinguísticas.

Biografia do Autor

Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro, Universidade Federal do Ceará
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Realizando atualmente Estágio Pós-doutoral na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Bolsista Capes - Processo 10813-13-6. 

Referências

BARCELONA, Antônio. On the plausibility of claiming a metonymic motivation for conceptual metaphor. In: ______ (org.) Metaphor and metonymy at the crossroads: a cognitive perspective. Berlin, Mouton de Gruyter, 2003. p.31-58

BARRY, Pete. The advertising concept book: a complete guide to creative ideas, strategies and campaigns. Thames & Hudson, 2008.

DURAND, Jacques. Retórica e imagem publicitária. In: METZ, Christian at al. A análise das imagens. Petrópoles: Vozes, 1973.

FAUCONNIER, Gilles, TURNER, Marc. The way we think. New York: Basic Books, 2002.

FORCEVILLE, Charles. Creativity in pictorial and multimodal advertising metaphors. In: Rodney Jones (ed.), Discourse and Creativity. Harlow: Pearson/Longman, 2012, pp. 113-132.

FORCEVILLE, Charles e URIOS-APARISI, Eduardo (Org.). Multimodal Metaphor. Mouton de Gruyter, Berlin, New York, 2009.

FORCEVILLE, Charles. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitive framework: Agendas for research. In: FORCEVILLE, Charles e URIOS-APARISI, Eduardo (Org.).Multimodal Metaphor. Mouton de Gruyter, Berlin, New York, 2009. p. 19-42.

GRADY, Joseph. Foundations of meaning: primary metaphors and primary scenes. Unpublished PH.D. Dissertation. University of California. Berkeley, 1997.

IBÀÑEZ, Francisco José Ruiz de Mendoza. VELASCO, Olga Isabel Díez. Patterns of conceptual interaction. In: DIRVEN, René; PÖRINGS, Ralf. (Org.) Metaphor and metonymy in comparasion and contrast. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2003. p.489-532

LAKOFF, George. JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP: Mercado das letras e São Paulo: Educ, 2002.

LAKOFF, George. The contemporary theory of metaphor. In: ORTONY, Andrew (Org.) Metaphor and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p.202-251.

MELLO VIANNA, G. V. G. Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 227-240, jun. 2014.

PINHEIRO, Gustavo de Abreu. Mesclagem e contiguidade na imagem publicitária impressa: o papel da metáfora e da metonímia na mensagem visual persuasiva. 315 fl.: il. 2011.Tese (doutorado) Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem visual. São Paulo: Senac, 2006.

SCHAEFFER, Pierre. Tratado de los objetos musicales. Madri: Alianza editorial, 2003. São Paulo: Annablume, 1999.

SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva. Rádio: oralidade mediatizada - o spot e os elementos da linguagem radiofônica.

UNGERER, F. Muted Metaphors and the Activation of Metonymies in Advertising. In: BARCELONA, Antonio (Org.), Metaphor and metonymy at the crossroads: a cogntive perspective. Berlin, Mouton de Gruyter, 2003. p. 321-340.

Publicado
2015-07-15
Seção
Artigos