Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência
Abstract
O presente artigo traz os resultados de análise sobre as estratégias digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com base na leitura crítica de planos de trabalho da empresa pública e relatórios de gestão de 2010-2015 e exame do portal EBC, analisou-se as ações de uso das TICs direcionadas à produção e disponibilização de conteúdos na Internet e dispositivos móveis e sua integração com os canais midiáticos tradicionais. Pesquisa revelou que a concepção de convergência aplicada encontra-se ainda em estágio incipiente diante das possibilidades técnicas disponíveis. Vários desafios de ordem técnica, financeira e de gestão precisam ser enfrentados pela EBC para incorporar novos parâmetros de produção voltados para o ambiente virtual. Medida essencial a sua legitimidade social e sustentabilidade.
References
ARONS DE CARVALHO, A. A RTP e o serviço público de televisão. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
BRASIL . Lei nº 11.652, de 7 de abril 2008. Presidência da República. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11652.htm
BIANCO, N.R.D; ESCH, C. E; MOREIRA, S. V. Lei de meios como estratégia de fortalecimento da radiodifusão pública: o caso da Argentina, Equador e Uruguai. Revista Comunicação Midiática (online). Bauru, São Paulo, v.9, n.3, p. 104-119, set./dez, 2014.
BIANCO, N.R.D, ESCH, C. E, MOREIRA, S. V. Radiodifusão pública: um desafio conceitual na América Latina. Porto. Estudos em Comunicação, v. 12, p. 155-181, 2012.
CARDOSO, G. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro, Editor FGV, 2007.
ESCH, C. E., BIANCO, N. R. D. Public Broadcasting in Brazil: Challenges to Overcome a Symbolic Liability. Journalism and Mass Communication, v. 03, p. 477-485, 2013.
JENKINS, H., GREEN, J., FORD, S. (2014). Cultura da Conexão – criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Editora Aleph.
LEY n° 26.552 de Servicios de Comunicación Audiovisual. Argentina. Disponível em: http://www.afsca.gob.ar/ley-de-servicios-de-comunicacion-audiovisual-26-522/
LEY Orgánica de Comunicación. Ecuador. Disponível em: http://www.asambleanacional.gob.ec/system/files/ley_organica_comunicacion.pdf
MENDELL, T. Serviço público de radiodifusão: um estudo de direito comparado. Brasília: UNESCO, 2011.
PINHEIRO, E. B. B. Pensar a Comunicação Pública Latino-Americana no Contexto da “Cultura da Conexão”: Possibilidades e Desafios. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, Intercom, 2015. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/indiceautor.htm#E
PLANOS de Trabalho da Empresa Brasil de Comunicação – EBC (2010-2015). Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/conselho-curador/plano-de-trabalho
PROYETO de Ley de Comunicación Audiovisual – Uruguay. Disponível em: http://archivo.presidencia.gub.uy/sci/proyectos/2013/05/cons_min_682_anexo.pdf
REGLAMENTO General de la Ley Orgánica de Comunicación de 27.01.2014. Disponível em:http://www.derechoecuador.com/articulos/detalle/archive/legislacion/reglamentos/2014/02/07/reglamento-general-a-la-ley-organica-de-comunicacion
RESOLUÇÃO do Parlamento Europeu 2010/2028(INI). O serviço público de radiodifusão na era digital: o futuro do duplo sistema. 25 de Novembro de 2010. Disponível em:
WOLTON, D. Elogio do grande publico: uma teoria critica da televisão. São Paulo: Ática, 2006.
UNESCO. Public Broadcasting: Why? How? 2001. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001240/124058Eo.pdf
Copyright (c) 2017 Nelia Rodrigues Del Bianco, Carlos Eduardo Esch, Elton Bruno Barbosa Pinheiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.