Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência

  • Nelia Rodrigues Del Bianco Universidade Federal de Goiás Universidade de Brasilia
  • Carlos Eduardo Esch Universidade de Brasilia
  • Elton Bruno Barbosa Pinheiro Universidade de Brasília
Palavras-chave: Rádio, convergência, serviço público de radiodifusão

Resumo

O presente artigo traz os resultados de análise sobre as estratégias digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com base na leitura crítica de planos de trabalho da empresa pública e relatórios de gestão de 2010-2015 e exame do portal EBC, analisou-se as ações de uso das TICs direcionadas à produção e disponibilização de conteúdos na Internet e dispositivos móveis e sua integração com os canais midiáticos tradicionais. Pesquisa revelou que a concepção de convergência aplicada encontra-se ainda em estágio incipiente diante das possibilidades técnicas disponíveis. Vários desafios de ordem técnica, financeira e de gestão precisam ser enfrentados pela EBC para incorporar novos parâmetros de produção voltados para o ambiente virtual. Medida essencial a sua legitimidade social e sustentabilidade.

Biografia do Autor

Nelia Rodrigues Del Bianco, Universidade Federal de Goiás Universidade de Brasilia
Doutora em Comunicação pela ECA-USP. Possui estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha (Espanha). Atua como colaboradora nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UnB e da Universidade Federal de Goiás. Integrou a diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom - como vice-presidente (2008-2011) e diretora de documentação (2011-2014). Coordenou o GT Rádio da Intercom (1995 -2000). Em 2009 recebeu o Premio Luiz Beltrão na categoria Liderança Emergente. Possui dezenas de artigos e capítulos de livros sobre a condição do rádio na sociedade contemporânea, impacto das inovações tecnológicas na configuração do rádio e radiodifusão pública. Obras publicadas como organizadora: O Rádio Brasileiro na Era da Convergência (Intercom, 2012); Manuel Carlos Chaparro: 70 anos na estrada do texto (Intercom, 2014); Políticas de comunicação e da cultura: contribuições acadêmicas e intervenção social (Casa das Musas, 2010). E-mail: nbianco@uol.com.br
Carlos Eduardo Esch, Universidade de Brasilia

é professor da Universidade de Brasília, Brasil. Doutor em Sociologia e Ciências da Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid com estágio de pós-doutorado na Universidade do Minho em Portugal. Cofundador do Observatório de Radiodifusão Pública na América Latina. 

Elton Bruno Barbosa Pinheiro, Universidade de Brasília

É doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, Brasil. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Pesquisador do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina e do Grupo Rádio e Mídia Sonora da Intercom. 

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Publicado
2017-09-02
Seção
Artigos