O perfil de audiência do jovem universitário

  • Kamilla Morando Avelar FUMEC
  • Edione Abreu
  • Thamiris Aline Prado
  • Taíssa Faria Estudante de jornalismo da UFOP

Resumen

A pesquisa Conhecer o ouvinte-internaura: Um estudo sobre o perfil da audiência de rádio no cenário de convergência, em sua segunda fase, aplica questionários em todos os cursos superiores da cidade de Mariana-MG. O objetivo é buscar conhecer o perfil da audiência do jovem contemporâneo. A partir da literatura usada para referenciar a área de conhecimento foi aplicada na interpretação de dados da pesquisa, procedendo-se a uma análise qualitativa em que os resultados apontam para o baixo consumo de rádio pelo público universitário e para a pouca interação do ouvinte com as emissoras. A maior parte dos entrevistados acessa a internet para consumir notícias e passa mais de sete horas conectada, mas poucas pessoas utilizam a rede para acessar o rádio. Conclui-se assim que o cenário é preocupante e exige investimento em relacionamento envolvendo o rádio e o ouvinte no ambiente convergente.

Biografía del autor/a

Kamilla Morando Avelar, FUMEC
Jornalista pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), especialista em Gestão de Marketing pela Fundação Dom Cabral, mestranda do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Temporalidades pela Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM/UFOP), membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (Conjor) e Grupo Afetos (UFMG). Doutoranda em Administração pela Fumec.
Edione Abreu
Jornalista formado pela UFOP.
Thamiris Aline Prado
Jornalista formada pela UFOP.

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Publicado
2017-12-26
Sección
Artigos