Projeto Rádio do Povo: Comunicação, Cidadania e Jornalismo Cívico

  • Heitor Lima Rocha Universidade Federal de Pernambuco
  • Sheyla Lima Moreira Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

O objetivo deste trabalho é mostrar como o jornalismo cívico desenvolvido pelo Rádio do Povo contribui para a efetivação da cidadania nas comunidades de Pernambuco, a partir da análise do conteúdo produzido pelo projeto. Partimos do conceito de cidadania e o relacionamos com os preceitos do jornalismo cívico, notadamente as definições e a relação com a ideia de relevância trabalhada por Correia (2005). Em seguida, analisamos o conteúdo à luz das características deste tipo de jornalismo, propostas por Lattman-Weltman (2007), e elaboramos conclusões que incluem críticas ao modelo do Rádio do Povo e direcionamentos para o futuro da pesquisa.

Biografía del autor/a

Heitor Lima Rocha, Universidade Federal de Pernambuco
Pós doutor e professor do PPGCOM da UFPE.
Sheyla Lima Moreira, Universidade Federal de Pernambuco
Mestranda do PPGCOM da UFPE

Citas

BREED, Warren. Controle Social Na Redação: Uma Análise Funcional. IN: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: Questões, Teorias e "Estórias". Florianópolis: Insular, 2016.

CHAUÍ, Marilena. Cultura E Democracia: O Discurso Competente E Outras Falas. São Paulo : Cortez, 2005.

CORREIA, J. A Teoria Da Comunicação De Alfred Schutz. Lisboa : Livros Horizonte, 2005.

DEMO, Pedro. Participação é Conquista. São Paulo : Cortez, 1988.

DEWEY, John. La Opinión Pública y Sus Problemas. Madrid : Ediciones Morata, 2004.

HALLIN, Daniel C.; MANCINI, Paolo. Sistemas de media: estudo comparativo. Três modelos de comunicação e política. Lisboa : Livros Horizonte, 2010.

LATTMAN-WELTMAN, Fernando. Cidadania e Audiência No Telejornalismo Comunitário Da Rede Globo. In. GOMES, Ângela de Castro (coord.). Direitos e Cidadania: Justiça, Poder e Mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

MERRITT, Davis. Public Journalism And Public Life: Why Telling The News Is Not Enough. 2. ed. New York: Routledge, 2009. 385 p. Livro digital.

PATTERSON, Thomas E. The Mass Media Election: How Americans Choose Their President. New York : Praeger, 1980.

PROJETO Rádio do Povo orienta e defende ouvintes. JC Online, Pernambuco, 21 jul. 1998. Disponível em: http://www2.uol.com.br/JC/_1998/2507/el2107h.htm. Acesso em 01 mar. 2018.

ROSEN, Jay. Tornar A Vida Pública Mais Pública: Sobre A Responsabilidade Política Dos Intelectuais Dos Media. IN TRAQUINA, Nelson; MESQUITA, Mário (Orgs.). Jornalismo Cívico. Lisboa : Livros Horizonte, 2003.

______. What Are Journalists For?. Yale University, 1999.

TRAQUINA, Nelson. Teorias Do Jornalismo. A Tribo Jornalística – Uma Comunidade Interpretativa Transnacional. V. II. 3. Ed. Rev. Florianópolis : Insular, 2013.

VIEIRA, Listz. Cidadania e Globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Publicado
2018-12-28
Sección
Artigos