O trabalho do ator e as engenharias do verbo e do som na construção de uma peça radiofônica a partir da obra de Murilo Rubião
Resumen
O artigo aborda o processo de criação da peça radiofônica As Rubianadas, fruto de um estudo teórico-prático voltado à investigação de dramaturgias e poéticas sonoras. Tomando a palavra como elemento plástico – que pode ser esculpido, moldado e trabalhado como ação via elocução –, três atores passaram a “sonhar em forma de voz” (SPRITZER, 2005) a partir da leitura de três contos de Murilo Rubião. Coube ao diretor e dramaturgo que coordenava a empreita atuar como metteur-en-son (BAUAB, 1985) – isto é, na organização, captação e edição do material obtido em sala de ensaio – a fim de explorar as possibilidades de uma arte acústica em todas as suas dimensões.Citas
ALEIXO, Sandra Elias. O universo fantástico de Murilo Rubião. Trama, v. 4, n. 8, p. 187-198, 2008.
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Ars Poética, 1992.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 1976.
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
BAUAB, Heloisa Helena. AUdioFICções&ritMOS (engenharias do verbo e do som). Revista USP, São Paulo, n. 5, p. 105-108, mar./maio 1990.
BAUAB, Heloisa Helena. Noturno a duas vozes: melos-drama para rádio. Catálogo SBAT, Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, n. 23261, 1985, 20p. (Mimeogr.).
BÍBLIA, N. T. Evangelho segundo São João. In: BÍBLIA. Português. Sagrada Bíblia Católica: Antigo e Novo Testamentos. Tradução de José Simão. São Paulo: Sociedade Bíblica de Aparecida, 2008, p. 1384.
CAMACHO, Lidia. La imagen radiofónica. México, DF: McGraw-Hill, 2000.
EL HAOULI, Janete. Mordendo a própria cauda: peça radiofônica alemã e experimentação de vanguarda. In: BALOGH, Anna Maria; ADAMI, Antonio; DROGUETT, Juan; CARDOSO, Haydée Dourado de Faria (Orgs.). Mídia, cultura, comunicação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002, p. 167-180.
EL HAOULI, Janete. Rádio: arte do espaço sonoro. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 13., 2001, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANPPOM, 2001, p. 247-252.
FORTUNA, Marlene. A performance da oralidade teatral. São Paulo: Annablume, 2000.
GAIARSA, José Ângelo. Respiração, angústia e renascimento. São Paulo: Ágora, 2010.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
KLIPPERT, Werner. Elementos da linguagem radiofônica. In: SPERBER, George Bernard (Org.). Introdução à peça radiofônica. São Paulo: EPU, 1980, p. 11-110.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MACHADO, Arlindo. A poesia na tela. In: MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2001, p. 207-224.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
MORAIS, Márcia Marques de; COSTA, Virgínia Carvalho. Entre ruínas e escombros: um passeio pela subjetividade muriliana. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 11., 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRALIC, 2008, n.p.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
OLIVEIRA, Acauam Silvério de. Murilo Rubião e os impasses do fantástico brasileiro. FronteiraZ, São Paulo, n. 3, p. 1-10, 2009.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
PINTO, Júlio Pimentel. A ficção e suas luzes reveladoras. Caderno Globo Universidade, Rio de Janeiro, n. 3, p. 33-37, 2013.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2000.
RUBIÃO, Murilo. O pirotécnico Zacarias. São Paulo: Ática, 1974.
RUBIÃO, Murilo. Obra completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SCHÖNING, Klaus. Ouvir peças radiofônicas: em defesa de uma criança abandonada. In: SPERBER, George Bernard (Org.). Introdução à peça radiofônica. São Paulo: EPU, 1980, p. 167-188.
SPRITZER, Mirna. O corpo tornado voz: a experiência pedagógica da peça radiofônica. 2005. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
TREVISAN, Ana Lúcia. Caminhos da representação do real. Caderno Globo Universidade, Rio de Janeiro, n. 3, p. 27-31, 2013.
Derechos de autor 2020 Lucas Martins Néia
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.