A contemporaneidade sincrética na produção humorística radiofônica: o programa Top Show e a deflagração dos sentidos identitários

  • Ricardo Pavan Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumen

Este artigo faz um delineamento do tecido comunicacional que se institui entre as construções humorísticas de um programa radiofônico e o imaginário identitário de sua audiência. Analisam-se os tipos sociais (o 'alemão' Seu Aníbal Franz e o 'italiano' Nono Ernesto) que protagonizam o humorístico Top Show, exibido pela Rádio Peperi Top 104 FM, de São Miguel do Oeste (SC). O objetivo é compreender como o programa se utiliza da linguagem radiofônica para articular em suas construções humorísticas elementos simbólicos presentes no cotidiano cultural dos seus ouvintes. Os resultados apontam para uma mescla de referenciais vinculados à experiência midiatizada e às matrizes da cultura oral regional, como é o caso do sotaque, da tradição, do espaço rural/urbano e das identidades étnicas.

Biografía del autor/a

Ricardo Pavan, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Comunicação e docente da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Sección
Artigos