Notas para uma articulação entre Comunicação e Tempo
Resumen
Tempo e comunicação são termos em si mesmos polissêmicos e podem ser articulados de diferentes modos. Serão aqui explorados brevemente alguns desses modos que, idiossincraticamente, consideramos interessantes. Essas articulações envolverão, em primeiro lugar, o problema da linearização do tempo e dos meios de comunicação dos quais a humanidade se serve e se serviu ao longo de sua história (e pré-história). Em segundo lugar, mas estritamente ligado ao tema de linearização, será feita uma discussão de uma certa forma de compreender a história comunicacional da humanidade a partir da suposta sucessão de diferentes épocas, algo que alhures nomeamos de epocalismo (GONÇALVES & SAINT CLAIR, 2007).
Citas
BARBOSA, Marialva. História da Comunicação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
FLUSSER, Vilém. “The Future of Writing”. In: Writings. Minneapolis/Londres: University of Minnesota Press, 2006.
GONÇALVES, Márcio Souza; SAINT CLAIR, Ericson. “Antes Tarde do que nunca: notas sobre as contribuições de Gabriel Tarde para a análise da articulação entre comunicação e cultura”. In: Revista Galáxia. São Paulo, n. 14, p. 137-148, dez. 2007.
HAVELOCK, Eric. Prefácio a Platão. Campinas: Papirus, 1996.
HAVELOCK, Eric A. A musa aprende a escrever – Reflexões sobre a oralidade e a literacia da Antiguidade ao presente. Lisboa: Gradiva, 1996.
LÉVI-STRAUSS, Claude, O pensamento selvagem. Campinas, SP: Papirus, 1989.
McLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2005.
ONG, Walter. Oralidade e Cultura Escrita: a tecnologização da palavra. São Paulo: Papirus, 1998.
Derechos de autor 2015 Márcio Souza Gonçalves
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.