Nas ondas da Inconfidência, vivências de ensino-extensão no rádio esportivo
Resumen
Este artigo apresenta e faz uma reflexão acerca do projeto de extensão universitária Narrativas Jornalísticas nas Ondas da Rádio Inconfidência, que vigou em 2016, em parceria do Centro Universitário UNA e a Rádio Inconfidência, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, por meio do qual alunos do curso de jornalismo participaram como comentaristas auxiliares nas transmissões de partidas de futebol em estádios e no estúdio da emissora. A experiência buscou estreitar os laços entre o ensino de Jornalismo e a prática profissional, na tentativa de valorização do segmento Jornalismo Esportivo em mídia sonora.Citas
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.
BRUM, Adriana; CAPRARO, André Mendes. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, , out./dez. de 2015. p. 959-971. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/52730-251599-1-PB.pdfAcesso em: 1 maio 2017
CAPRARO, A. M. Mario Filho e a “Invenção” do Jornalismo Esportivo Profissional. Movimento. Porto Alegre, v. 17, n. 02, p. 213-224, abr/jun de 2011.
EMPRESA MINEIRA DE COMUNICAÇÃO – EMC é criada. Site Oficial Rádio Inconfidência. Belo Horizonte: 27 out. 2016. Disponível em: http://inconfidencia.mg.gov.br/modules/news/article.php?storyid=3209. Acesso em: 4 maio 2017.
FONSECA, Claudia C.; LEMOS, Cândida E. B. Narrativas Esportivas nas ondas da Rádio Inconfidência. Belo Horizonte: Extensão Universitária da UNA, 2016. 13 p. Projeto de Extensão.
GRUPO UNA/Inconfidência. Diálogos da equipe do projeto. WhatsApp. 14 nov. 2016.
INCONFIDÊNCIA. Site oficial. Disponível em: http://inconfidencia.mg.gov.br/ Acesso em: 4 maio 2017.
LEMOS, Cândida E. B.; PEREIRA, Reinaldo M. Jornalismo Hiperlocal no contexto multimídia. In: JANONES, Flávio; SILVA, Aldo (Org.). Olhares Contemporâneos – comunicação, moda e cinema. Belo Horizonte: Ius, 2011 P. 208-224.
LOURENÇO, Fran. Entrevista concedida por Facebook Messenger, Belo Horizonte, 27 mar. 2017.
MEDITSCH, Eduardo. Sobre o tempo no rádio, no jornalismo e na academia. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 06, n. 01, pp. 217-231, jan./jun. 2015.
PEIXINHO, Ana Teresa et. Al. Experiência de ensino do jornalismo: modelo pedagógico da Universidade de Coimbra. Revista Estudos de Jornalismo, n. 6, v. 1. Lisboa: SOPCOM, dez. 2016. P. 22-36.
PRATA, Nair; SANTOS, Maria Cláudia (org). Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro. Florianópolis: Insular, 2014.
RÁDIO Inconfidência abre inscrições na próxima segunda-feira para concurso. Rádio Agert. Porto Alegre, 2004. Disponível em: públicohttp://www.agert.org.br/index.php/2-noticias/10119-As-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-o-concurso-podem-ser-feitas-at%C3%A9-o-dia-22-de-outubro-nos-Correios-e-at%C3%A9-20-de-outubro-pela-internet.Acesso em: 17 maio 2017
RODRIGUES, Nelson. A Pátria de Chuteiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1994
SALLES, Robson. Entrevista concedida por Facebook Messenger, Belo Horizonte, 23 mar. 2017.
SANTOS, Igor dos. Mulheres jornalistas driblam as dificuldades e batem um "bolão" na cobertura esportiva. Portal Imprensa. São Paulo: 30 ag. 2013. Disponível em: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/60954/mulheres+jornalistas+driblam+as+dificuldades+e+batem+um+bolao+na+cobertura+esportiva. Acesso em: 1 maio 2017.
SOUZA, Marcos Alves de. Gênero e raça: a nação construída pelo futebol brasileiro. Cadernos Pagu (6-7), 1996. pp.109-152. Disponível em: :file:///C:/Users/User/Downloads/cadpagu_1996_6.7_7_SOUZA.pdf. Acesso em: 17 maio 2017.
TAVARES, Marisa (org.). Manual de redação CBN. Rio de Janeiro: Editora Globo,2011.
TOSCANO, José Augusto. Entrevista concedida por e-mail , Belo Horizonte, 6 mar. 2017.
UNESCO. Modelo Curricular da Unesco para o ensino do Jornalismo. Trad. Aline Paz Rogers. Brasília: Unesco, 2010.
VON DOLLINGER, Lucas. Entrevista concedida por Whatsapp, Belo Horizonte, 12 mar. 2017.
Derechos de autor 2017 Cândida Emília Borges lemos, Claudia Chaves Fonseca
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.