Rádios, blogs e portais de notícia: mapeamento das indústrias culturais na bacia hidrográfica do rio São Francisco em Alagoas

  • Bruno Silva dos Santos Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumen

Este artigo toma como base o eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação (EPC), a partir de, dentre outros, Bolaño (2000) e Santos (2006), para apresentar a primeira etapa de uma pesquisa cujo intuito é analisar a presença de meios de comunicação eletrônicos na região alagoana do Vale do Rio São Francisco. Nesta etapa, optamos pela apresentação de um mapeamento das rádios e sites/blogs nos 50 municípios alagoanos que compõem a região. A metodologia para o mapeamento observa o Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação de Massa (SISCOM) e o Sistema de Controle de Radiodifusão (SRD) da Anatel, para os casos das rádios; e criou-se um protocolo para identificar os sites/blogs. Dentre o que se pode ter de análise preliminar, verificou-se que há mais rádios que sites/blogs e que é maior a presença de concessões para rádios comunitárias na região analisada.

Biografía del autor/a

Bruno Silva dos Santos, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
Jornalista da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Especialista em Gestão e Controle Social de Políticas Públicas e Mestre em Serviço Social pela UFAL. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa OBSCOM/CEPOS/CNPq
Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Professor da unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e secretário geral do capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (ULEPICC-BR). Jornalista graduado em Comunicação Social pela UFAL, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro do grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS).

Citas

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Publicado
2017-09-02
Sección
Artigos