“Dá Para Ouvir no Celular? Eu Não Sei!” – O Rádio e as Crianças em Venâncio Aires - RS
Resumo
Vivemos em uma época de convergência, em que muitos meios de comunicação vêm se adequando e modificando as formas de transmitir e informar, sendo que a facilidade de acesso à programação veiculada em rádio atrai e torna ainda mais diversa a gama de ouvintes. Por isso, este trabalho busca identificar se as crianças ouvem rádio e qual a compreensão da informação que é transmitida. Através de grupo focal e aplicação de questionário, nosso foco é a recepção infantil, com a exposição de 20 crianças à síntese noticiosa Redação RVA, da Rádio Venâncio Aires AM 910 (RVA). Constate-se que as crianças ouvem rádio, muito por causa da audiência dos pais, e que não compreendem o meio além do aparelho.
Referências
BIANCHI, Graziela Soares. A participação do rádio nas construções e sentidos do rural vivido e midiatizado. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: CBIA, 1990.
BIRCK, Cristiane. Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Chapada, Rio Grande do Sul, 2010
FERNANDES, Rodrigo Fonseca. Brincando com sons: os programas infantis de rádio como experiência da cultura do ouvir. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 07, n. 01, p. 108- 125, jan./jun, 2016.
FIDLER, Roger. Mediamorphosis – Understanding New Media. California: Pine Forge Press, 2002.
FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e pesquisas em psicologia. UERJ, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 147-160, 2007.
HAUSSEN, Dóris Fagundes. Rádio e criança: um estudo sobre a ausência de programação infantil nas rádios de Porto Alegre. São Paulo, 1988.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. O rádio sem onda: convergência digital e novos desafios na radiofusão. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
STEINBERG, Shirley R; KINCHELOE, Joe L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Tradução de George Eduardo Japiassú Bricio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
KRAMER, Sonia. Pesquisando infância e educação: um encontro com Walter Benjamin. Infância: Fios e desafios da pesquisa. In. KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (Organizadoras). São Paulo: Papirus, 1999.
RIBEIRO, Adriana Gomes. A criança em situação de escuta: uma aproximação à audiência infantil de rádio. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2015.
VASCONCELOS, Fábio. O currículo e a infância. Evidência: Araxá, v. 7, n. 7, p. 161-170, 2011.
WEIGELT, Diego. O rádio e os jovens em Portugal: usos e hábitos. Rio de Janeiro: UERJ, 2015.
Copyright (c) 2018 Diego Weigelt, Verdiana Röhsler
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.