Quando o rádio era o new medium: uma análise exploratória da publicidade na imprensa aos aparelhos de rádio em Portugal

  • Cláudia Henriques CIC.Digital

Resumo

Neste artigo lançamos um olhar amplo e retrospectivo sobre os usos sociais e o imaginário associado ao rádio através das representações que os anúncios publicitários na imprensa portuguesa fizeram dos aparelhos de rádio, entre 1929 e 1965. Para tal, relacionamos o desenvolvimento da publicidade ao rádio com o contexto histórico da introdução e vulgarização dos aparelhos de rádio no lar, fazemos um enquadramento sobre a atividade publicitária durante o Estado Novo português, e ensaiamos, a partir da recolha documental, uma periodização para a publicidade aos aparelhos de rádio. Só depois fazemos a análise do discurso publicitário, sistematizando alguns temas e representações que a publicidade associa ao universo radiofónico.

Biografia do Autor

Cláudia Henriques, CIC.Digital

Doutoranda de Estudos de Comunicação - Tecnologia, Cultura e Sociedade, com bolsa de doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Investigadora do CIC.Digital (Universidade Nova de Lisboa).

Referências

Publicações periódicas

DIÁRIO DE LISBOA, 1927-1965.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, 1965.

NOTÍCIAS ILUSTRADO, 1934.

O PRIMEIRO DE JANEIRO, 1965.

O SÉCULO, 1932-1938.

O SÉCULO ILUSTRADO, 1938-1955.

Bibliografia

BARTHES, R. Retórica de la imagen. In: Lo obvio y lo obtuso: imágenes, gestos, voces. Barcelona: Paidós, 1986. p. 29–47.

BARTHES, R. A mensagem publicitária. In: A aventura semiológica. Lisboa: Edições 70, 1987. p. 165–169.

BRIGGS, A.; BURKE, P. A social history of the media: from Gutenberg to the Internet. Cambridge: Polity Press, 2009.

CABRAL, A. O gramofone e a telefonia: diálogo humorístico. Porto: Tipografia Cerqueira, 1938.

CARVALHEIRO, J. R. (Org.). As caixas mudaram o mundo?: usos femininos dos media no Estado Novo. Coimbra: MinervaCoimbra, 2014.

COHEN, M. M. “Always on and always on them”: portable radios and the creation of the mobile media experience. Mobile Media & Communication, v. 4, n. 3, p. 371–384, 2016.

DU GAY, P. et al. Doing Cultural Studies: the story of the Sony Walkman. London: Sage, 2013.

ESTRELA, R. A publicidade no Estado Novo (1932-1959). Lisboa: Simplesmente Comunicando, 2004.

ESTRELA, R. A publicidade no Estado Novo (1960-1973). Lisboa: Simplesmente Comunicando, 2005.

GITELMAN, L. Always already new: media, history and the data of culture. Cambridge: The MIT Press, 2006.

LEAL, O. E. A voz da rádio: 2.ª selecção de diálogos. Lisboa: Livraria Popular de Francisco Franco, 1944.

MAIA, J. M. A telefonia: memórias da rádio. Lisboa: Âncora Editora, 2009.

MALVEIRO, A. M. Expor para divulgar: a memória das exposições de eletricidade e rádio e realizadas em Portugal nas décadas de 20 e 30 do século XX. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) – Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora, Évora. 2014. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/12114, acedido em 23/11/2017.

MARQUES, M. Domingos alegres. Lisboa: Livraria Popular de Francisco Franco, 1937.

MARVIN, C. When old technologies were new: thinking about electric communication in the late nineteenth century. New York: Oxford University Press, 1988.

MATOS, A. C.; MALVEIRO, A. Das exposições universais às exposições de rádio e eletricidade: história, tecnologia e património. In: MALAQUIAS, I. et al. (Org.). Perspectivas sobre construir ciência. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2015. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/17805/1/4ENHCT%20Ana%20Cardoso%20de%20Matos%20e%20Ana%20Malveiro-1.pdf, acedido em 23/11/2017.

RIBEIRO, N. A Emissora Nacional nos primeiros anos do Estado Novo (1933-1945). Lisboa: Quimera, 2005.

RIBEIRO, N. A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar. Comunicação & Cultura, n. 10, p. 115–131, 2010.

RIBEIRO, N. Salazar e a BBC na Segunda Guerra Mundial: informação e propaganda. Lisboa: Almedina, 2014.

SANTOS, R. Olhos de boneca: uma história das telecomunicações (1880-1952). Lisboa: Colibri/ Portugal Telecom, 1999.

SANTOS, R. As vozes da rádio (1934-1939). Lisboa: Caminho, 2005.

SANTOS, R. História da rádio em Portugal: dos pioneiros à rádio nova (1924-1974). In: OLIVEIRA, M.; PRATA, N. (Eds.). Rádio em Portugal e no Brasil: trajetória e cenários. Braga: CECS/ Universidade do Minho, 2015. p. 21-34. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/179/showToc, acedido em 23/11/2017.

SIMCOE, R. J. The revolution in your pocket. American Heritage of Invention & Technology, v. 20, n. 2, p. 12–18, 2004.

TAYLOR, T. D. (2012). Radio. In: TAYLOR, T. D.; KATZ, M.; GRAJEDA, T. (Eds.). Music, sound and technology in America: a documentary history of early phonograph, cinema, and radio. Durham: Duke University Press, 2012. p. 239–366.

V EXPOSIÇÃO de Rádio e Electricidade: catálogo oficial. Lisboa: Ed. Comissão Organizadora da V Exposição de Rádio e Electricidade/ O Volante, 1934.

WILLIAMS, R. (2004). Afterword: an historian’s view on the network society. In: CASTELLS, M. (Ed.). The network society: a cross-culture perspective. Cheltenham: Edward Elgar, 2004. p. 432–448.

Publicado
2018-09-28
Seção
Artigos