A contribuição do Facebook para o rádio em cenário transmídia

  • Johan Cavalcanti van Haandel Universidade de Aveiro / Universidade do Porto
  • Fernando Manuel dos Santos Ramos Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Rádio, Webrádio, Narrativa transmídia, Redes sociais na Internet, Facebook

Resumo

O rádio passou por transformações sociais e tecnológicas nestes quase cem anos de existência. Em sua fase atual ele explora tanto as transmissões hertzianas quanto as transmissões pela Internet, incluindo a disponibilização do áudio em tempo real e a disponibilização de outros elementos, como textos, fotos ou vídeos, em seu website e em redes sociais na Internet que utiliza para divulgar conteúdos e interagir com os usuários. Neste cenário o rádio passa a utilizar a narrativa transmídia para contar diferentes histórias que se combinam, ação que é potencializada com o uso das redes socais na Internet. Entre estas redes está o Facebook, a rede com o maior número de utilizadores do mundo e a principal rede social na Internet do Brasil e de Portugal, a qual é bastante usada pelas emissoras atualmente para a divulgação de conteúdos e para se comunicar com os usuários. O objetivo deste artigo é discutir a contribuição do Facebook para o rádio que opera no cenário transmídia, observando como é caracterizada a audiência hoje, quais as as ações da audiência e como o rádio planeja e desevolve os seus elementos para transmitir e difundir conteúdos com esta narrativa.

Biografia do Autor

Johan Cavalcanti van Haandel, Universidade de Aveiro / Universidade do Porto

Bacharel em Arte e mídia pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em comunicação e
semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorando em Informação e
Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro e pela Universidade do Porto.

Fernando Manuel dos Santos Ramos, Universidade de Aveiro

Professor Catedrático no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Membro
do CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação

Publicado
2016-10-11
Seção
Artigos