O formato all news no rádio brasileiro: importação e adaptação
Resumo
Este estudo discute a experiência do rádio brasileiro com o formato de programação all news. Para isso recupera a história deste formato e levanta questões sobre a mudança nas relações das emissoras que o adotam com suas audiências, determinadas por uma nova forma de leitura de suas mensagens. A pesquisa utiliza como ilustração as experiências nacionais das emissoras Rádio Jornal do Brasil, CBN e BandNews FM. Conclui que a importação do formato all news no Brasil tem enfrentado uma reação de estranhamento por parte dos profissionais e, possivelmente, do público, condicionados a outro modelo de radiojornalismo mais tradicional no país. Isto tem levado todas as experiências a um processo de adaptação do modelo à tradição radiofônica brasileira.
Referências
ALMEIDA, Alda. O gênero debate e o mito da superficialidade no rádio. Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. I, n. 1. p. 46-57. Florianópolis, Posjor-UFSC/Insular, 2004
BARBEIRO, Heródoto. O desafio da ancoragem. IN: TAVARES, Marisa, FARIA, Giovanni. CBN a rádio que toca notícia. São Paulo: Ed. Senac, 2006.
BAUMWORCEL, Ana. Radiojornalismo e sentido no novo milênio. IN: MOREIRA, Sonia Virgínia, DEL BIANCO, Nélia R. Desafios do rádio no século XXI. São Paulo: Intercom, Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
BAUMWORCEL, Ana. Sonoridade e resistência: a RJB-AM na década de 60. Dissertação (Mestrado de Comunicação, Imagem e Informação). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1999.
BETTI, Juliana C.G. A especificidade das redes de rádio all-news brasileiras: os casos da CBN e da BandNews FM. 2009. 195f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo). Pós-graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.
CALABRE, Lia. A Era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
CHARAUDEAU, Patrick . Discurso das Mídias. Tradução de Ana M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006
CLAYMAN, Steven E. News interview openings: aspects of sequential organization. IN: SCANNEL, Paddy. Broadcast Talk. London: Sage, 1991.
FENATI, Barbara. Fare la radio neglli anni ´90. Torino: Rai, Nova Eri, 1993.
FERRARETTO, Luiz Arthur. Rádio: o veiculo, a história e a técnica. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.
KAPLÚN, Mário. Producción de Programas de Radio: el guión – la realización. Quito: Ciespal, 1978.
KEIRSTEAD, Phillip O. All-news radio. Estados Unidos: Tab Books, 1980.
LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. Petrópolis: Vozes, 1979.
LOPEZ, Debora C. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. 2009. 299f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Bahia.
MANCISIDOR, Alberto D. e URRUTIA, Victor. La Nueva Radio. Bilbao: Universidade Del Pais Vasco, 1986.
MARTÍ i MARTÍ, Josep Maria. Modelos de programación radiofónica. Barcelona:1990
MARTÍ, Josep Maria M. La programación radiofónica. IN: MARTÍNEZ-COSTA, Ma Pilar e MORENO, Elsa M. (coords). Programación radiofônica. Barcelona: Ariel, 2004.
MARTÍNEZ-COSTA, Ma Pilar e MORENO, Elsa M. (coords). Programación radiofônica. Barcelona: Ariel, 2004.
MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular, Ed. da UFSC, 2001.
MOREIRA, Sonia Virgínia. DEL BIANCO, Nélia R. (org.). Desafios do rádio no século XXI. São Paulo: Intercom, Rio de Janeiro: Uerj, 2001.
MOREIRA, Sonia Vírginia. Jornalismo na rádio Jornal do Brasil. IN: ORTRIWANO, Gisela Swetlana (Org.). Radiojornalismo no Brasil: dez estudos regionais. São Paulo: Com-arte, 1987.
MORENO, Elsa M. La radio especializada: las técnicas de programación de la radio de formato cerrado. MARTÍNEZ-COSTA, Ma Pilar e MORENO, Elsa M. (coords). Programación radiofônica. Barcelona: Ariel, 2004.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana (Org.). Radiojornalismo no Brasil: dez estudos regionais. São Paulo: Com-arte, 1987.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. Os (des)caminhos do radiojornalismo. Tese de Doutoramento. São Paulo: ECA-USP, 1990.
PARADA, Marcelo. Rádio: 24 horas de jornalismo. São Paulo: Panda Books, 2000.
SALOMÃO, Mozahir. Jornalismo radiofônico e vinculação social. São Paulo, AnnaBlume, 2003.
SCHIFFER, Michael Brian. The portable radio in American Life. Tucson: The University of Arizona Press, 1991.
SEMPRINI, Andréa. Il flusso radiotelevisivo: France Info e CNN tra informazione e attualitá. Torino: Raí, Nuova Eri, 1994.
TAVARES, Marisa, FARIA, Giovanni. CBN: a rádio que toca notícia. São Paulo: Ed. Senac, 2006.
VAN DIJK, Teun. La noticia como discurso: comprensión, estructura y producción de la información. Barcelona: Paidós, 1980
VENTURA, Mari. Campanhas Publicitárias. IN: TAVARES, Marisa, FARIA, Giovanni. CBN a rádio que toca notícia. São Paulo: Ed. Senac, 2006.
WILLIAMS, Raymond. Televison Technology and Cutural Form. London: Routledge, 1990
ZUCULOTO, Valci Regina. A notícia no radiojornalismo brasileiro: transformações históricas e técnicas. Dissertação de mestrado em Comunicação. Porto Alegre: PUC/RS, 1998.
Copyright (c) 2017 Eduardo Barreto Vianna Meditsch, Juliana Cristina Gobbi Betti
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.