Sobre o tempo no rádio, no jornalismo e na academia

  • Eduardo Meditsch Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Tempo, Rádio, Jornalismo, Ciência da Comunicação, Área Acadêmica

Resumo

Este texto é uma reprodução da fala realizada durante o evento inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP, em 2015. Nele, a discussão sobre o tempo se organiza a partir de três eixos que dialogam com a trajetória do autor: o rádio, o jornalismo e a academia. Coordenando conceitos com suas vivências, o autor levanta questionamentos sobre o passado, o presente e o futuro do jornalismo, do rádio e da Área Acadêmica da Comunicação,  e sugere que a origem interiorana não limite a pretensão científica do Mestrado que nasce na instituição.

Biografia do Autor

Eduardo Meditsch, Universidade Federal de Santa Catarina
Realizou estágio sênior de pós-doutorado na University of Texas at Austin (2010/2011) com bolsa da Capes. Possui doutorado em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa (1997), mestrado em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1990) e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). É professor da Universidade Federal de Santa Catarina (desde 1982), onde atua na Graduação e Pós-Graduação em Jornalismo, e pesquisador do CNPq desde o ano 2000. Colidera, na UFSC, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Cultura e Sociedade (com Daisi Vogel) e também o Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (GIRAFA, com Valci Zuculoto).

Referências

GROTH, Otto. O poder cultural desconhecido: fundamentos da Ciência dos jornais. Trad. Liriam Sponholz. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.

HERZ, Daniel. A História Secreta da Rede Globo. Porto Alegre: Tchê Editora Ltda, 1983.

MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em tempo real: o fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

SCHIFFER, Michael. The Portable Radio in American Life. Tucson: University of Arizona Press, 1991.

WINCKEL, Fritz. Music, sound and sensation. New York: Dover, 1960.

Publicado
2015-07-15
Seção
Dossiê Comunicação e Temporalidades