Vozes femininas nas mídias sonoras
As interseções entre trabalho e relações de gênero no podcast e no rádio
Resumo
O presente artigo parte de uma aproximação entre o rádio e o podcast, não apenas como mídia sonora, mas também no que concerne a relações de poder alicerçadas em marcadores de gênero ali inscritos. Com base na trajetória sócio-histórica dos meios sonoros, entendemos que a presença de mulheres no papel de emissoras e ouvintes é evidente, no entanto, que as desigualdades entre os gêneros também o são. O tom otimista que emerge ao se constatar que a podosfera tem cada vez mais vozes femininas se desestabiliza quando observamos obstáculos enfrentados por produtoras ao lidar com seu trabalho. É nesse contexto que propomos uma pesquisa empírica com mulheres podcasters. Por meio de entrevistas em profundidade, ouvimos 17 mulheres que se voluntariaram para o estudo, selecionadas a partir dos seus programas, apontados como os mais ouvidos pela PodPesquisa de 2018. Como principal resultado, observamos que essas mulheres encontram caminhos para divulgar seus produtos e valorizar as vozes de outras mulheres, especialmente por meio de # nos ambientes digitais. Ademais, apesar de comandarem podcasts com audiência, a maior parte delas não gera receita com seu trabalho e aponta questões estruturais de gênero como resposta para os obstáculos que preterem mulheres na podosfera.
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