A Indústria Fonográfica Digital

Formação, lógica e tendências

  • Julia Ourique UERJ
Palavras-chave: Indústria Fonográfica, Financeirização da Música, Plataformização, Streaming, Economia da Música

Resumo

Em seu segundo livro, A Indústria Fonográfica Digital: Formação, lógica e tendências (Rio de Janeiro/Brasil, 2023), o professor Leonardo De Marchi fornece uma análise aprofundada do cenário em constante transformação da indústria musical em sua era digital, enquanto se encaminha para a fase pós-streaming. De forma clara e sucinta, o autor expõe as tensões entre as grandes empresas e os artistas independentes, ressaltando a importância de serem elaboradas políticas públicas em relação à precarização do trabalho na indústria musical e ao direito autoral. O livro também oferece uma visão das possíveis direções que a indústria musical e seus atores podem tomar no futuro, incluindo a integração da I.A na produção musical a partir da sua regulamentação. De Marchi oferece aos leitores uma análise crítica e perspicaz, fornecendo ideias valiosas para os interessados nas tranformações e no futuro da indústria fonográfica.

Referências

DA HORA, Ana Carolina. Ética em IA: Investigando o Racismo Algorítmico no Reconhecimento Facial. 2021. 37 f. TCC (Graduação) – Curso de Ciências da Computação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: . Acesso em 29 out. 2023.

DE MARCHI, Leonardo. A Indústria Fonográfica Digital: Formação, lógica e tendências. Rio de Janeiro (Brasil): Mauad X, 2023.

SEIBERT, Katarina. Personalization or prejudice? A critical analysis of music streaming culture. 2022. 24 f. Dissertação (Mestrado) – Program of Science Recording Arts, Western Colorado University, Denver, 2022. Disponível em: . Acesso em 29 out. 2023.
Publicado
2024-07-23
Como Citar
Ourique, J. (2024). A Indústria Fonográfica Digital: Formação, lógica e tendências. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 15(1). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7108