Podcast e consumo cultural
Palavras-chave:
Podcasting, Cybercultura, Comunicação, Consumo Cultural
Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em andamento sobre o consumo de música na Internet. Mais especificamente, trata-se de uma discussão acerca do fenômeno podcasting e suas implicações no engendramento de novas práticas de consumo cultural na cibercultura. Pretende-se refletir sobre a influência dos meios digitais nas modificações em andamento na sensibilidade e cognição humanas. O trabalho examina os usos do podcasting, tanto do ponto de vista do produtor quanto do usuário, analisando suas possíveis continuidades e descontinuidades com mídias tradicionais, bem como as especificidades que vêm contribuindo para consolidar a crescente popularidade desta prática na cena contemporânea.
Referências
AXLINE, Keith (2005). iPods for Anarchists. In: Wired News, boletim eletrônico, edição 27 de setembro.
BEITH, Malcolm (2005). The Beat Goes On. In: Revista Newsweek, Reportagem Especial, Edição 26 setembro a 3 de outubro.
BENJAMIN, Walter (1987). Obras Escolhidas. Vol. 1. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense.
BRIGGS, Asa e BURKE, Peter (2004). Uma história Social da Mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
CASTELS, Manuel (2003). A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
CASTRO, Gisela (2003). As Canções Inumanas: música, tecnologia, escuta & comunicação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Gisela (2004). Novas posturas de escuta na cultura contemporânea. In: Porto Alegre, UFRGS, Revista eletrônica Intexto, nº 10.
CASTRO, Gisela (2004b). Web Music:produção e consumo de música na cibercultura. In: São Paulo, ESPM, Revista Comunicação, Mídia e Consumo, n◦ 2.
CASTRO, Gisela (2005). As Canções Inumanas. Revista eletrônica e-COMPÓS, nº 2.
CASTRO, Gisela (2005b). Web Music: música, escuta e comunicação. In: São Paulo, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC - Intercom), vol. XXVIII, nº 1, janeiro a julho.
DOTINGA, Randy (2005). TV Tries Shaky Hand at Podcasting. In: Wired News, boletim eletrônico, edição 15 de abril.
FRIES, Steve (2005). ITunes Mints Podcasting Stars. In: Wired News, boletim eletrônico, edição 18 de julho.
FRIES, Steve (2005). Podcasting Goldrush Is On. In:Wired News, boletim eletrônico, edição 27 de setembro.
KAHNEY, Leander (2005). Apple Gives Video the IPod Touch. In: Wired News, boletim eletrônico, edição 12 de outubro.
KENNEDY, Randy (2005). With Irreverence and an iPod, Recreating the Museum Tour. Jornal The New York Times, edição 28 de maio.
LAWSON, Mark (2005). Berners-Lee on the read/write web.Entrevista transmitida pela rádio BBC e disponível em BBC News, boletim eletrônico, edição 9 de agosto.
LEADBEATER, Charles (2005). Somos todos inventores. In: São Paulo, Revista Carta Capital, edição de 6 de julho.
LEE, B. J. (2005) Wired at Any Price. In: Revista Newsweek, Reportagem Especial, edição 26 de setembro a 3 de outubro.
LEMOS, André (2002). Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina.
LÉVY, Pierre (1999). Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34.LINS, Daniel. (org.) (1997) Cultura e Subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus.
MARKOFF, John (2005). Web Content by and for the Masses.In: Wired News, boletim eletrônico, edição 25 de junho.
MARTINS, Francisco M. e MACHADO DA SILVA, Juremir (orgs.) (2004). A Genealogia do Virtual: comunicação, cultura e tecnologias do imaginário. Porto. Alegre: Sulina.
McCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.McLUHAN. Marshall (1992). Understanding media: the extensions of man. Cambridge: MIT Press.
MCNICOLL, Tracy (2005). A World of Digital Dim Sum. Revista Newsweek, Reportagem Especial, Edição 26 setembro a 3 de outubro.
MILLER, Karen Lowry (2005). Jukebox Junkie. In: Revista Newsweek, Reportagem Especial, edição 26 de setembro a 3 de outubro.
NUCCI, João Paulo (2005). A ruidosa revolução do podcasting. In: São Paulo, Revista Meio & Mensagem, edição 4 de julho.
PELLANDA, Eduardo C. (2005). O “local” do virtual no ambiente de Internet móvel. In: ANAIS Intercom, NP Tecnologias da Informação e Comunicação.
PEPPER, Tara (2005). Making Their Own Breaks. In: Revista Newsweek, Reportagem Especial, edição 26 setembro a 3 de outubro.
QUAIN, John (2005). Now, Audio Blogs for Those Who Aspire to Be D.J.'s. In: Jornal The New York Times, edição 12 de maio.
ROCHA, Everardo (2004). Comunicação, troca e classificação: notas para uma pesquisa do consumo como sistema cultural. In: PEREIRA, Miguel; GOMES, Renato Cordeiro e FIGUEIREDO, Vera Follain (orgs.) Comunicação, representação e práticas sociais. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Aparecida, SP: Idéias & Letras.
RÜDIGER, Francisco (2002). Elementos para a crítica da cibercultura: sujeito, objeto e interação na era das novas tecnologias de comunicação. São Paulo: Hacker Editores.
SODRÉ, Muniz (2002). A Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes.
Websites consultados (em ordem alfabética):
www.apple.com/itunes (acesso semanal de abril a outubro de 2005)
www.bbc.com (acesso em agosto e outubro de 2005)
www.bmw.com (acesso em outubro de 2005)
www.ipodder.org (acesso em setembro e outubro de 2005)
www.nytimes.com (acesso diário de março a outubro de 2005)
www.podcastingbrasil.com.br (acesso em agosto e setembro de 2005)
www.wikipedia.org (acesso em setembro e outubro de 2005)
www.wired.com (acesso semanal de abril a outubro de 2005)
BEITH, Malcolm (2005). The Beat Goes On. In: Revista Newsweek, Reportagem Especial, Edição 26 setembro a 3 de outubro.
BENJAMIN, Walter (1987). Obras Escolhidas. Vol. 1. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense.
BRIGGS, Asa e BURKE, Peter (2004). Uma história Social da Mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
CASTELS, Manuel (2003). A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
CASTRO, Gisela (2003). As Canções Inumanas: música, tecnologia, escuta & comunicação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, Gisela (2004). Novas posturas de escuta na cultura contemporânea. In: Porto Alegre, UFRGS, Revista eletrônica Intexto, nº 10.
CASTRO, Gisela (2004b). Web Music:produção e consumo de música na cibercultura. In: São Paulo, ESPM, Revista Comunicação, Mídia e Consumo, n◦ 2.
CASTRO, Gisela (2005). As Canções Inumanas. Revista eletrônica e-COMPÓS, nº 2.
CASTRO, Gisela (2005b). Web Music: música, escuta e comunicação. In: São Paulo, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC - Intercom), vol. XXVIII, nº 1, janeiro a julho.
DOTINGA, Randy (2005). TV Tries Shaky Hand at Podcasting. In: Wired News, boletim eletrônico, edição 15 de abril.
FRIES, Steve (2005). ITunes Mints Podcasting Stars. In: Wired News, boletim eletrônico, edição 18 de julho.
FRIES, Steve (2005). Podcasting Goldrush Is On. In:Wired News, boletim eletrônico, edição 27 de setembro.
KAHNEY, Leander (2005). Apple Gives Video the IPod Touch. In: Wired News, boletim eletrônico, edição 12 de outubro.
KENNEDY, Randy (2005). With Irreverence and an iPod, Recreating the Museum Tour. Jornal The New York Times, edição 28 de maio.
LAWSON, Mark (2005). Berners-Lee on the read/write web.Entrevista transmitida pela rádio BBC e disponível em BBC News, boletim eletrônico, edição 9 de agosto.
LEADBEATER, Charles (2005). Somos todos inventores. In: São Paulo, Revista Carta Capital, edição de 6 de julho.
LEE, B. J. (2005) Wired at Any Price. In: Revista Newsweek, Reportagem Especial, edição 26 de setembro a 3 de outubro.
LEMOS, André (2002). Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina.
LÉVY, Pierre (1999). Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34.LINS, Daniel. (org.) (1997) Cultura e Subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus.
MARKOFF, John (2005). Web Content by and for the Masses.In: Wired News, boletim eletrônico, edição 25 de junho.
MARTINS, Francisco M. e MACHADO DA SILVA, Juremir (orgs.) (2004). A Genealogia do Virtual: comunicação, cultura e tecnologias do imaginário. Porto. Alegre: Sulina.
McCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.McLUHAN. Marshall (1992). Understanding media: the extensions of man. Cambridge: MIT Press.
MCNICOLL, Tracy (2005). A World of Digital Dim Sum. Revista Newsweek, Reportagem Especial, Edição 26 setembro a 3 de outubro.
MILLER, Karen Lowry (2005). Jukebox Junkie. In: Revista Newsweek, Reportagem Especial, edição 26 de setembro a 3 de outubro.
NUCCI, João Paulo (2005). A ruidosa revolução do podcasting. In: São Paulo, Revista Meio & Mensagem, edição 4 de julho.
PELLANDA, Eduardo C. (2005). O “local” do virtual no ambiente de Internet móvel. In: ANAIS Intercom, NP Tecnologias da Informação e Comunicação.
PEPPER, Tara (2005). Making Their Own Breaks. In: Revista Newsweek, Reportagem Especial, edição 26 setembro a 3 de outubro.
QUAIN, John (2005). Now, Audio Blogs for Those Who Aspire to Be D.J.'s. In: Jornal The New York Times, edição 12 de maio.
ROCHA, Everardo (2004). Comunicação, troca e classificação: notas para uma pesquisa do consumo como sistema cultural. In: PEREIRA, Miguel; GOMES, Renato Cordeiro e FIGUEIREDO, Vera Follain (orgs.) Comunicação, representação e práticas sociais. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Aparecida, SP: Idéias & Letras.
RÜDIGER, Francisco (2002). Elementos para a crítica da cibercultura: sujeito, objeto e interação na era das novas tecnologias de comunicação. São Paulo: Hacker Editores.
SODRÉ, Muniz (2002). A Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes.
Websites consultados (em ordem alfabética):
www.apple.com/itunes (acesso semanal de abril a outubro de 2005)
www.bbc.com (acesso em agosto e outubro de 2005)
www.bmw.com (acesso em outubro de 2005)
www.ipodder.org (acesso em setembro e outubro de 2005)
www.nytimes.com (acesso diário de março a outubro de 2005)
www.podcastingbrasil.com.br (acesso em agosto e setembro de 2005)
www.wikipedia.org (acesso em setembro e outubro de 2005)
www.wired.com (acesso semanal de abril a outubro de 2005)
Publicado
2024-07-02
Como Citar
Castro, G. (2024). Podcast e consumo cultural. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 15(1). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7390
Seção
Dossiê Pioneirismo nos estudos em podcasting