Ouça a Voz das Juventudes:
podcasts, educomunicação e agroecologia
Resumo
O artigo descreve como as relações entre educação e comunicação tem gerado novos repertórios de ação no movimento agroecológico da cidade do Rio de Janeiro. Em especial, na Juventude Agroecológica da Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU). Metodologicamente, trata-se da sistematização de experiências de uma pesquisa participante desenvolvida entre 2019 e 2020 e parte de um estudo maior. Partimos da pergunta: como a educomunicação pode sensibilizar jovens e romper o silêncio sobre outras formas de viver a cidade? Defendemos a hipótese de que as metodologias da educomunicação partem de demandas locais, fomentam laços comunitários, se expressam criticamente com os meios e apontam para um horizonte de transformação social com grande componente de cidadania.
Referências
ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Rio de Janeiro ; São Paulo : AS-PTA ; Editora Expressão Popular, 2012.
ANA. Relatório da Oficina de Comunicação da ANA: 23 a 24 de setembro de 2013. Juazeiro (BA) : ANA, 2013.
AUTOR, ANOa
AUTOR, ANOb
AUTOR, ANOc
BENSANDON, Ligia Scarpa. Tecendo Projetos Políticos: a trajetória da Articulação Nacional de Agroecologia. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante: a partilha do saber. Letras e Ideias. Aparecida, SP, 2006.
CALI, Denis D. Mapping media ecology: introduction to the field. New York: Peter Lang Publishing Inc., 2017.
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2019
CAVALCANTI, Nereu. O Rio de Janeiro setecentista: a vida e a construção da cidade da invasão francesa até a chegada da Corte. Rio de Janeiro : Zahar, 2004
COUDRY, Nick. Why voice matters: culture and politics after neoliberalism. Sage Publications: London, 2010.
FEIDEN, Alberto. Agroecologia: introdução e conceitos. In: DE AQUINO, Adriana Maria; DE ASSIS, Renato Linhares (orgs). Agroecologia: princípios e técnicas de uma agricultura orgânica sustentável. Brasília (DF) : Embrapa Informação e Agroecologia, 2005.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1977.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra,
2015.
FREITAS, José Vicente. Educomunicação: contesxtualizando o processo de atribuição de sentidos e significados no delineamento do conceito. Revbea: São Paulo, v. 10, n. 2, p. 142-162, 2015.
JURIS, Jeffrey. Networking Futures: the movements against corporate globalization. Duke University Press: Durhan; London, 2008.
KAPLUN, Mario. A la educación por la comunicación: la práctica de la comunicación educativa. Ediciones Ciespal : Quito (Equador), 2001.
LIMA, Caren. Agriculturas na e da cidade do Rio de Janeiro: dicotomias e especificidades da agricultura urbana. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as ciências. Porto Edições Afrontamento, 1987.
SANTOS, Leonardo Soares dos. A implantação da Zona Rural como um “celeiro da capital”: o exemplo do Rio de Janeiro (1917~1935). Revista Espacialidades (online), v. 17, n. 1, p. 479-505, 2021.
SCHERER-WARREN, Ilse. Redes de Movimentos Sociais. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo : Paulinas, 2011.