La radio universitaria y el interés público: un análisis basado en la programación musical
Resumen
Las estaciones de radio universitarias brasileñas se autodenominan emisoras públicas, pero enfrentan críticas por adoptar una programación musical que excluye a gran parte de la audiencia. Se les considera elitistas y, por tanto, incapaces de servir al interés público. Esta crítica recurrente, sin embargo, no define qué es de interés público. Este trabajo proviene de autores del campo de la comunicación pública en busca de una conceptualización de interés público para luego analizar la programación de una emisora universitaria, Unesp FM, de Bauru, a partir de los informes elaborados para Ecad. La hipótesis que guía la investigación es que la programación musical de la emisora, con un espacio privilegiado para Nova MPB, puede servir al interés público ya que contribuye a ampliar la esfera pública.
Citas
BOURDIEU, Pierre. A opinião pública não existe. Comunicação feita em Noroit (Arras) em janeiro de 1972 e publicada em Les Temps Modernes, 318, janeiro de 1973. Disponível em
CRESPI, Irving. Un modelo de opinión pública. In: CRESPI, Irving. El proceso de opinión pública: como habla la gente. Barcelona: Ariel, 2000.
FREITAS, Maralice Magalhães de. Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO. 2017. 192f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
GONÇALVES, Suzana Maria Dias. Nova MPB no centro do mapa das mediações: a totalidade de um processo de interação comunicacional, cultural e político. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2014.
HERSCHMANN, Micael; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Tendências da indústria da música no início do século XXI. In: JANOTTI JR, Jeder Silveira, et al (orgs). Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de internet. Porto Alegre: Simplíssimo, 2011.
JANOTTI JR, Jeder Silveira; PIRES, Victor de Almeida Nobre. Entre os afetos e os mercados culturais: as cenas musicais como formas de mediatização dos consumos musicais. In: JANOTTI JR, Jeder Silveira, et al (orgs). Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de internet. Porto Alegre: Simplíssimo, 2011.
JARAMILLO LÓPEZ, Juan Camilo. Advocacy: uma estratégia de comunicação pública. In: KUNSCH, Margarida Maria K. (org.). Comunicação Pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Ed. Difusão, 2011.
MAINERI, Tiago. Um peso, duas medidas. Desvelando a comunicação pública na sociedade midiatizada. Goiânia: Gráfica UFG, 2016.
MATOS, Heloiza. Comunicação pública, democracia e cidadania: o caso do Legislativo. In: BRANDÃO, E.; MATOS, H.; MARTINS, L. Algumas abordagens em Comunicação Pública. Brasília: Casa das Musas, 2003. p. 21-32.
MATTELART, Armand. A construção social do Direito à comunicação como parte integrante dos direitos humanos. In: INTERCOM. Revista brasileira de Ciências da comunicação São Paulo, v. 32, n. 1 pp 33-50, jan/junho de 2009.
MIGUEL, Luis Felipe. Democracia e representação: territórios em disputa. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
______. Os meios de comunicação e a prática política. Lua Nova, São Paulo, n. 55-56, p. 155-184, 2002.
PRO-MÚSICA BRASIL. Mercado fonográfico mundial e brasileiro em 2018. Disponível em:
RADIOS.COM.BR. Rádios FM mais acessadas por Estado. Relatório gerado em: 23-11-2019 às 17:22:08. Disponível em:
RIBEIRO, Helton Lucinda. Pra não dizer que não falei de Ivete Sangalo: a programação musical da Unesp FM. Revista Sonora, Campinas, n. 14, 2019. Disponível em:
ROTHBERG, Danilo. Jornalismo público: informação, cidadania e televisão. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
STARLING, Heloisa Maria Murgel. Música Popular Brasileira: outras conversas sobre os jeitos do Brasil. In: BOTELHO, André e SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.). Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
TROTTA, Felipe. Música e mercado: a força das classificações. In: Revista Contemporânea, Vol. 3, número 2, p. 181 – 196, Julho/Dezembro 2005. Facom/Ufba. Salvador, 2005. Disponível em
UNESCO. Public Broadcasting: Why? How? Conseil mondial de la radiotélévision (Canada), 2001. Disponível em
UNESP FM. Relatório Geral de Músicas Veiculadas pela Rádio Unesp FM em 2018. Disponível em
UNESP FM. Relatório Geral de Músicas Veiculadas pela Rádio Unesp FM em 2019. Disponível em
ZUCULOTO, Valci Regina Mousquer. A programação de rádios públicas brasileiras. Florianópolis: Insular, 2012.