La radio app como (nueva) experiencia mediatizada de escucha
pruebas europeas y premisas brasileñas para desarrollo de un nuevo software
Palabras clave:
Radio, Smartphone, Aplicación, Experiencias Mediatizadas de Escucha
Resumen
El artículo analiza cómo una aplicación desarrollada para smartphones puede ayudar a la radio a reinsertarse en el ecosistema de los medios en una posición de igualdad con los servicios que hoy ofrecen nuevas experiencias mediatizadas de escucha, como plataformas de transmisión y podcasts. Se presentan ejemplos y pruebas europeas para señalar el camino del desarrollo de software y las posibles nuevas funciones, complementarias al flujo de radio. A continuación, se enumeran algunas premisas que deben guiar el desarrollo de una aplicación brasileña.
Citas
AHLKVIST, J. A. Programming philosophies and the rationalization of music radio. Media, Culture and Society, vol.23, n.3, p. 339-358, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1177/016344301023003004. Acessado em 15.set.2017
ATIVAÇÃO do chip FM no celular e Programa Digitaliza Brasil estão em portarias do MCom. Portal Abert. Seção Notícias, Brasília, s.i., 05.mai.2021. Disponível em: https://www.abert.org.br/web/notmenu/ativacao-do-chip-fm-no-celular-e-programa-digitaliza-brasil-estao-em-portarias-do-mcom.html. Consultado em 13.set.2021.
BOONEN, M (ed.). HRadio D5.3: Final Report on pilot evaluation. S.i.: Project HRadio, 2018. Disponível em: https://www.hradio.eu/dissemination-1. Acesso em 14.set.2021.
BRASIL. Portaria MCOM 2.523, de 04 de maio de 2021. Diário Oficial da União: Seção 1. Brasília, DF, ano 159, nº 83., p. 11. 05.mai.2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mcom-n-2.523-de-4-de-maio-de-2021-317897795. Consultado em 13.set.2021.
CASAGRANDA, P. et al. A framework for a context-based Hybrid Content Radio. In IBC 2015 Conference, 2015, Amsterdã. Anais…. S.i., 2015. Disponível em https://iris.unito.it/handle/2318/1558201#.YUAShiuSm3A. Acesso em 13.set.2021
CASAGRANDA, P.; SAPINO, M. L.; CANDAN, K. S. Context-Aware Proactive Personalization of Linear Audio Content. In International Conference on Extending Database Technology (EDBT), 20, 2020, Veneza. Proceedings […]. S.i.: Openproceedings, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5441/002/edbt.2017.73. Acesso em 10/08/2021.
COULDRY, N.; HEPP, A. The mediated construction of reality: society, culture, mediatization. Cambridge: Malden: Polity Press, 2017.
DAELEMANS, F (ed.). HRadio D2.2. User Evaluation Report. S.i.: Project HRadio, 2018. Disponível em: https://www.hradio.eu/dissemination-1. Acesso em 14.set.2021.
DEL BIANCO, N. R. E o rádio, vai morrer na era da convergência tecnológica? In Dângelo, N. SOUZA, S. S. G. (org). Noventa anos de rádio no Brasil. Uberlândia: Edufu, 2016, p. 37-54.
DEL BIANCO, N.R.; PRATA, N. Ainda é preciso falar sobre rádio digital: elementos para retomada do debate sobre a digitalização da transmissão terrestre no Brasil. In Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 43, 2020, Salvador. Anais [...] São Paulo: Intercom, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/index.htm. Acesso em 10/08/2021.
ETSI. TS 103 632. Digital Audio Broadcast (DAB); Open Mobile Radio Interface (OMRI); Aplication Programming Interface (API). Cedex: 2018. Disponível em: https://portal.etsi.org/home.aspx. Acesso em 18.ago.2021.
ETSI. TS 103 270. RadioDNS Hybrid Radio. Hybrid Lookup for radio services. Cedex: ETSI, 2019. Disponível em: https://portal.etsi.org/home.aspx. Acesso em: 13.set.2021.
FERRARETTO, L. A. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.
FERRARETTO, L. A. Inquietudes e tensionamentos: pistas para a compreensão do futuro do rádio comercial em sua fase de convergência. Intexto, vol. 34, p. 214-235, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.214-235. Acesso em 13.set.2021
GAMBARO, D. Rádio e tecnologias: os novos espaços e caminhos possíveis do meio sonoro. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) – ECA-USP, São Paulo, 2011.
GAMBARO, D. A instituição social do rádio: (Re)agregando as práticas discursivas da in-dústria no ecossistema midiático. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – ECA-USP, São Paulo, 2019.
GAMBARO, D. Experiências Midiatizadas de Escuta: como o rádio se insere no ecossistema midiático atual. Revista Famecos, v.28, n.1, 2021 Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.37141. Acesso em 26.ago.2021.
GAMBARO, D; BECKER, V. Uma definição de experiência para o campo do audiovisual: diálogo entre Adriano D. Rodrigues e Lev S. Vigotski. In Encontro Anual da Compós, 30, 2021, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/p/130151?lang=pt-br. Acesso em 09/ago/2021.
GREVE, H. Patterns of Competition: The Diffusion of a Market Position in Radio Broadcasting. Administrative Science Quarterly, vol. 41, n.1, 29-60, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2393985. Acesso em 18.nov.2018
GRUPO DE MÍDIA SP. Mídia Dados Brasil 2021. São Paulo: Grupo de Mídia SP, 2021. Disponível em: https://midiadadosgmsp.com.br/2021/. Acesso em 14.set.2021.
HERREROS, M. C. La radio en internet: de lo ciberradio a las redes sociales y la radio móvil. Buenos Aires: La Crujia, 2008
HJARVARD, S. The mediatization of culture and society. Londres: Routledge, 2013.
KISCHINHEVSKY, M. Rádio e mídias sociais: Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. (2013). Spreadable media: Creating value and meaning in a networked culture [Versão Kindle]. Londres: Nova York: New York University Press, 2013.
LOPEZ, D. C. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: Labcom Books, 2010.
MANOVICH, L. 100 Billion Data Rows per Second: Media Analytics in the Early 21st Century. International Journal of Communication, vol. 12, 2018, p. 473–488. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/6160. Acesso em 10/08/2021.
MIÈGE, B. A sociedade tecida pela comunicação: técnicas da informação e da comunicação entre inovação e enraizamento social. São Paulo: Paulus, 2009
ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1994, 5ª ed.
ORTIZ, R. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2006, 5ª ed.
ORTRIWANO, G.S. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação de conteúdo. São Paulo: Summus, 2001, 4ª ed..
PARISER, E. (2012). O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.
PLUSKOTA, J. P.. The Perfect Technology: Radio and Mobility. Journal of Radio & Audio Media, vol. 22, n. 2, p. 325-336, 2015. Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/19376529.2015.1083378. Acesso em 17/jul/2017.
POELL, T.; NIEBORG, D.; VAN DJICK, J. Plataformização. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, Porto Alegre, vol. 22, n. 1, p. 2-10. janeiro/abril 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01.
POSSAS, M. S. Concorrência e competitividade: notas sobre estratégia e dinâmica seletiva na economia capitalista. Tese (doutorado) - Unicamp, Instituto de Economia, Campinas, 1993. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/286024. Acesso em 18.jul.2018.
PRATA, N.; DEL BIANCO, N. R. Impacto da migração do rádio AM para o FM no Brasil. In N PRATA, N.; DEL BIANCO, N. R. (org.) Migração do rádio AM para FM – Avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica. Florianópolis: Insular, 2018, p. 39-62.
HOLLEDERER, S (ed.). HRadio D2.1: HRadio User Scenarios. S.i.: Project HRadio, 2017. Disponível em: https://www.hradio.eu/dissemination-1. Acesso em 14.set.2021.
SILVA, S. P.; SANTOS, R. S. O que faz sucesso em podcast? Uma análise comparativa entre podcasts no Brasil e nos Estados Unidos em 2019. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, v. 11, n. 01, p. 49-77, jan./abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/33u5tqS. Acesso em 31/08/2020
SODRÉ, M. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2008.
STRATE, L. A Media Ecology Review. Communication Research Trends, vol. 23, n. 2, p. 3-48, 2004. Disponível em: http://cscc.scu.edu/trends/v23/v23_2.pdf. Acessado em 23.fev.2020
THE RADIO DNS PROJECT. RadioTAG Technical Specification. Draft 7. S.i., 2015. Disponível em https://radiodns.org/wp-content/uploads/2014/02/rtag01_v100_draft_7.pdf. Acesso em 14.set.2021
UNESCO. Avaliação do Desenvolvimento da Internet no Brasil. Usando os Indicadores de Universalidade da Internet DAAM-X. Paris, UNESCO, 2021. Disponível em: https://cgi.br/media/docs/publicacoes/8/20210217115717/avaliacao_do_desenvolvimento-da-internet-no-brasil.pdf. Acesso em: 10/08/2021
VICENTE, E. Do rádio ao podcast: As novas práticas de produção e consumo de áudio. In SOARES, R.L.; SILVA, G. Emergências periféricas em práticas midiáticas. São Paulo: Kritikos, 2018, p.88-107.
WEITNAUER. M (ed.) D2.4 Final Reference Architecture Specification and Integration Report. S.i.: ORPHEUS Consortium Parties, 2018. Disponível em: https://www.orpheus-audio.eu/public-deliverables/. Acesso em 14.set.2021
WILLIAMS, R. Marxismo y literatura, 2ª ed. Barcelona: Ediciones Península, 2000.
WU, T. Blind Spot: The Attention Economy and the Law. Antitrust Law Journal, vol. 82, n. 3, 2017, p. 771-806. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2941094. Acesso em 10/08/2021.
ZIEGLER, L. D. Radio as Numbers: Counting Listeners in a Big Data World. Journal of Radio & Audio Media, vol. 23, n. 1, 2016, p. 182-185. Disponível em: http://doi.org/10.1080/19376529.2016.1156398. Acesso em 10/08/2021
ZUCULOTO, V. R. M. No ar: a história da notícia de rádio no Brasil. Florianópolis: Insular, 2012.
ATIVAÇÃO do chip FM no celular e Programa Digitaliza Brasil estão em portarias do MCom. Portal Abert. Seção Notícias, Brasília, s.i., 05.mai.2021. Disponível em: https://www.abert.org.br/web/notmenu/ativacao-do-chip-fm-no-celular-e-programa-digitaliza-brasil-estao-em-portarias-do-mcom.html. Consultado em 13.set.2021.
BOONEN, M (ed.). HRadio D5.3: Final Report on pilot evaluation. S.i.: Project HRadio, 2018. Disponível em: https://www.hradio.eu/dissemination-1. Acesso em 14.set.2021.
BRASIL. Portaria MCOM 2.523, de 04 de maio de 2021. Diário Oficial da União: Seção 1. Brasília, DF, ano 159, nº 83., p. 11. 05.mai.2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mcom-n-2.523-de-4-de-maio-de-2021-317897795. Consultado em 13.set.2021.
CASAGRANDA, P. et al. A framework for a context-based Hybrid Content Radio. In IBC 2015 Conference, 2015, Amsterdã. Anais…. S.i., 2015. Disponível em https://iris.unito.it/handle/2318/1558201#.YUAShiuSm3A. Acesso em 13.set.2021
CASAGRANDA, P.; SAPINO, M. L.; CANDAN, K. S. Context-Aware Proactive Personalization of Linear Audio Content. In International Conference on Extending Database Technology (EDBT), 20, 2020, Veneza. Proceedings […]. S.i.: Openproceedings, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5441/002/edbt.2017.73. Acesso em 10/08/2021.
COULDRY, N.; HEPP, A. The mediated construction of reality: society, culture, mediatization. Cambridge: Malden: Polity Press, 2017.
DAELEMANS, F (ed.). HRadio D2.2. User Evaluation Report. S.i.: Project HRadio, 2018. Disponível em: https://www.hradio.eu/dissemination-1. Acesso em 14.set.2021.
DEL BIANCO, N. R. E o rádio, vai morrer na era da convergência tecnológica? In Dângelo, N. SOUZA, S. S. G. (org). Noventa anos de rádio no Brasil. Uberlândia: Edufu, 2016, p. 37-54.
DEL BIANCO, N.R.; PRATA, N. Ainda é preciso falar sobre rádio digital: elementos para retomada do debate sobre a digitalização da transmissão terrestre no Brasil. In Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 43, 2020, Salvador. Anais [...] São Paulo: Intercom, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/index.htm. Acesso em 10/08/2021.
ETSI. TS 103 632. Digital Audio Broadcast (DAB); Open Mobile Radio Interface (OMRI); Aplication Programming Interface (API). Cedex: 2018. Disponível em: https://portal.etsi.org/home.aspx. Acesso em 18.ago.2021.
ETSI. TS 103 270. RadioDNS Hybrid Radio. Hybrid Lookup for radio services. Cedex: ETSI, 2019. Disponível em: https://portal.etsi.org/home.aspx. Acesso em: 13.set.2021.
FERRARETTO, L. A. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.
FERRARETTO, L. A. Inquietudes e tensionamentos: pistas para a compreensão do futuro do rádio comercial em sua fase de convergência. Intexto, vol. 34, p. 214-235, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.214-235. Acesso em 13.set.2021
GAMBARO, D. Rádio e tecnologias: os novos espaços e caminhos possíveis do meio sonoro. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) – ECA-USP, São Paulo, 2011.
GAMBARO, D. A instituição social do rádio: (Re)agregando as práticas discursivas da in-dústria no ecossistema midiático. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – ECA-USP, São Paulo, 2019.
GAMBARO, D. Experiências Midiatizadas de Escuta: como o rádio se insere no ecossistema midiático atual. Revista Famecos, v.28, n.1, 2021 Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.37141. Acesso em 26.ago.2021.
GAMBARO, D; BECKER, V. Uma definição de experiência para o campo do audiovisual: diálogo entre Adriano D. Rodrigues e Lev S. Vigotski. In Encontro Anual da Compós, 30, 2021, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/p/130151?lang=pt-br. Acesso em 09/ago/2021.
GREVE, H. Patterns of Competition: The Diffusion of a Market Position in Radio Broadcasting. Administrative Science Quarterly, vol. 41, n.1, 29-60, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2393985. Acesso em 18.nov.2018
GRUPO DE MÍDIA SP. Mídia Dados Brasil 2021. São Paulo: Grupo de Mídia SP, 2021. Disponível em: https://midiadadosgmsp.com.br/2021/. Acesso em 14.set.2021.
HERREROS, M. C. La radio en internet: de lo ciberradio a las redes sociales y la radio móvil. Buenos Aires: La Crujia, 2008
HJARVARD, S. The mediatization of culture and society. Londres: Routledge, 2013.
KISCHINHEVSKY, M. Rádio e mídias sociais: Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. (2013). Spreadable media: Creating value and meaning in a networked culture [Versão Kindle]. Londres: Nova York: New York University Press, 2013.
LOPEZ, D. C. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: Labcom Books, 2010.
MANOVICH, L. 100 Billion Data Rows per Second: Media Analytics in the Early 21st Century. International Journal of Communication, vol. 12, 2018, p. 473–488. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/6160. Acesso em 10/08/2021.
MIÈGE, B. A sociedade tecida pela comunicação: técnicas da informação e da comunicação entre inovação e enraizamento social. São Paulo: Paulus, 2009
ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1994, 5ª ed.
ORTIZ, R. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2006, 5ª ed.
ORTRIWANO, G.S. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação de conteúdo. São Paulo: Summus, 2001, 4ª ed..
PARISER, E. (2012). O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.
PLUSKOTA, J. P.. The Perfect Technology: Radio and Mobility. Journal of Radio & Audio Media, vol. 22, n. 2, p. 325-336, 2015. Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/19376529.2015.1083378. Acesso em 17/jul/2017.
POELL, T.; NIEBORG, D.; VAN DJICK, J. Plataformização. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, Porto Alegre, vol. 22, n. 1, p. 2-10. janeiro/abril 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01.
POSSAS, M. S. Concorrência e competitividade: notas sobre estratégia e dinâmica seletiva na economia capitalista. Tese (doutorado) - Unicamp, Instituto de Economia, Campinas, 1993. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/286024. Acesso em 18.jul.2018.
PRATA, N.; DEL BIANCO, N. R. Impacto da migração do rádio AM para o FM no Brasil. In N PRATA, N.; DEL BIANCO, N. R. (org.) Migração do rádio AM para FM – Avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica. Florianópolis: Insular, 2018, p. 39-62.
HOLLEDERER, S (ed.). HRadio D2.1: HRadio User Scenarios. S.i.: Project HRadio, 2017. Disponível em: https://www.hradio.eu/dissemination-1. Acesso em 14.set.2021.
SILVA, S. P.; SANTOS, R. S. O que faz sucesso em podcast? Uma análise comparativa entre podcasts no Brasil e nos Estados Unidos em 2019. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, v. 11, n. 01, p. 49-77, jan./abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/33u5tqS. Acesso em 31/08/2020
SODRÉ, M. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2008.
STRATE, L. A Media Ecology Review. Communication Research Trends, vol. 23, n. 2, p. 3-48, 2004. Disponível em: http://cscc.scu.edu/trends/v23/v23_2.pdf. Acessado em 23.fev.2020
THE RADIO DNS PROJECT. RadioTAG Technical Specification. Draft 7. S.i., 2015. Disponível em https://radiodns.org/wp-content/uploads/2014/02/rtag01_v100_draft_7.pdf. Acesso em 14.set.2021
UNESCO. Avaliação do Desenvolvimento da Internet no Brasil. Usando os Indicadores de Universalidade da Internet DAAM-X. Paris, UNESCO, 2021. Disponível em: https://cgi.br/media/docs/publicacoes/8/20210217115717/avaliacao_do_desenvolvimento-da-internet-no-brasil.pdf. Acesso em: 10/08/2021
VICENTE, E. Do rádio ao podcast: As novas práticas de produção e consumo de áudio. In SOARES, R.L.; SILVA, G. Emergências periféricas em práticas midiáticas. São Paulo: Kritikos, 2018, p.88-107.
WEITNAUER. M (ed.) D2.4 Final Reference Architecture Specification and Integration Report. S.i.: ORPHEUS Consortium Parties, 2018. Disponível em: https://www.orpheus-audio.eu/public-deliverables/. Acesso em 14.set.2021
WILLIAMS, R. Marxismo y literatura, 2ª ed. Barcelona: Ediciones Península, 2000.
WU, T. Blind Spot: The Attention Economy and the Law. Antitrust Law Journal, vol. 82, n. 3, 2017, p. 771-806. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2941094. Acesso em 10/08/2021.
ZIEGLER, L. D. Radio as Numbers: Counting Listeners in a Big Data World. Journal of Radio & Audio Media, vol. 23, n. 1, 2016, p. 182-185. Disponível em: http://doi.org/10.1080/19376529.2016.1156398. Acesso em 10/08/2021
ZUCULOTO, V. R. M. No ar: a história da notícia de rádio no Brasil. Florianópolis: Insular, 2012.
Publicado
2022-01-14
Cómo citar
Gambaro, D. (2022). La radio app como (nueva) experiencia mediatizada de escucha: pruebas europeas y premisas brasileñas para desarrollo de un nuevo software. Radiofonias – Revista De Estudios En Medios Sonoros, 12(3), 28-56. Recuperado a partir de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5131
Sección
Artigos