Podcast: emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura

  • André Lemos

Resumen

Brecht, nas suas Teorías de la Radio de 1932, buscava transformar o rádio em um
instrumento de comunicação bidirecional, que fizesse com que cada ouvinte se tornasse
também um produtor de informação. Brecht queria uma “rebelión por parte del oyente,
su activación y su rehabilitación como productor”. Para o dramaturgo alemão “la
radiodifusión debería en consecuencia apartarse de quienes la abastecen y constituir a
los oyentes en abastecedores”. Parece que seu sonho, a sua utopia de reabilitação dos
ouvintes como produtores se realiza com o fenômeno mundial dos podcasts. Embora
não seja como o rádio que conhecemos hoje, com emissão centralizada e difundindo
massivamente programas em streaming , o podcasting usa o formato e a metáfora para
fazer com que qualquer um seja produtor de emissões sonoras. Essa é mais uma
expressão da cibercultura como liberação do pólo da emissão.

Biografía del autor/a

André Lemos

André Lemos é escritor, professor titular da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pesquisador 1A do CNPq. Tem doutorado em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995). Realizou pós-doutorado nas Universidades McGill e Alberta (Canadá), National University of Ireland (Irlanda) e TIDD-PUC-SP (São Paulo). É coordenador do Lab404 - Laboratório de Pesquisa em Mídias Digitais, Redes e Espaço (http://lab4040.ufba.br) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (http://poscom.ufba.br) da FACOM/UFBA. Membro do Comitê Gestor do

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCTDD). Membro titular

membro titular da Academia de Ciências da Bahia.

Citas

BBC. Next, iTunes will support podcasts at http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/4575075.stm.
Brecht, Bertold. Teorías de la Radio. Ed. Península, Barcelona, 1973., http://www.eptic.com.br/Brecht.pdf.
Bruno, Antony. Podcasting lures wary music biz., in Reuters., http://www.reuters.com/newsArticle.jhtml?type=internetNews&storyID=8761417.
Dotinga, R. Radio Sets Eyes on Podcast Profit., in Wired., http://www.wired.com/news/digiwood/0,1412,67809,00.html?tw=wn_1culthead.
Kennedy, Randy. With Irreverence and an iPod, Recreating the Museum Tour, New York Times, available in http://www.nytimes.com/2005/05/28/arts/design/28podc.html?ex=1274932800&en=d1c6d7073dcc036&ei=5088&partner=rssnyt&emc=rss (28/05/2005)
Kharif, Olga. Need a Lift? Try a Godcast at http://www.businessweek.com/technology/content/may2005/tc20050525_0375_tc_211.html.
Koman, R. Why your podcast is probably already illegal., in SiliconValleyWatcher.com, http://www.siliconvalleywatcher.com/mt/archives/2005/03/why_your_podcas.php
Lemos, A. Cunha, P. Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre, Sulina, 2003.
Newitz, Annalee., Ipod Radio star., in Wired., The End of Radio (as we know it)., March 2005, pp.111-113.
Rezende, Emerson., O que (já) vale a pena baixar e ouvir., in Informática, Terra, http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI501127-EI553,00.html
Fletcher, E., Podcast Music Licensing Not as Financially Daunting as Bloggers Surmise?, available in Blawgzine., http://www.newcommblogzine.com/blog/_archives/2005/3/14/432177.htm
Publicado
2024-07-02
Cómo citar
Lemos, A. (2024). Podcast: emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. Radiofonias – Revista De Estudios En Medios Sonoros, 15(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7303
Sección
Dossiê Pioneirismo nos estudos em podcasting