Para além da emissão sonora: as interações no podcasting

  • Alê Primo

Resumen

Podcasting é um processo midiático que emerge a partir da publicação de arquivos de áudio na Internet. Em virtude da mínima estrutura tecnológica exigida, a produção e a distribuição podem ser realizadas de maneira simplificada até por uma única pessoa. Ou seja, viabiliza uma produção independente de alcance global. Os podcasts podem não apenas ser buscados na Internet, como também ser assinados (através do recurso RSS) para recebimento automático de novos episódios através do uso de um software agregador. Além do áudio, cada programa pode conter imagens, links hipertextuais e ser dividido em capítulos. Dessa forma, ultrapassa-se a mera escuta, oferecendo-se uma experiência multimídia e formas de navegação, tanto no interior do programa quanto na rede. O podcasting, no entanto, não se resume à fácil emissão de conteúdo na rede e novas formas de recepção. Como os podcasts são normalmente vinculados a taçum blog, a interação dialogal pode ocorrer entre todos os participantes do processo, borrando a tradicional separação entre as instâncias de produção e recepção no contexto massivo. Além de detalhar as condições de produção e recepção de podcasts, em contraste com o rádio, este artigo ainda busca refletir sobre o processo de remediação entre podcasting e radiodifusão, o potencial desse novo meio enquanto micromídia (Thornton, 1996) e seu impacto na indústria fonográfica.

Biografía del autor/a

Alê Primo

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6905-3379

Alê Primo é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. É doutora em Informática na Educação (UFRGS), mestre em Jornalismo (Ball State University) e graduada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo (UCPEL). Sua tese de doutorado foi premiada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Sociedade Brasileira de Informática na Educação (SBIE). É membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Foi membro da diretoria da Compós (2005-2007), vice-coordenadora do PPGCOM/UFRGS e editora das revistas e-compós e Intexto. É coautora do livro “Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais”. É autora do livro “Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição”. Coordena o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) e o grupo de pesquisa Interação Mediada por Computador.

Citas

BOLTER, Jay David. Writing Space: computers, hypertext, and the remediation of print. 2. ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2001.
BRECHT, Bertolt. Teoria do rádio (1927-1932). In: MEDITSCH, E. (Ed.). Teorias do rádio: textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2005, p. 35-45.
CHARAUDEAU, Patrick. El discurso de la información: la construcción del espejo social. Barcelona: Gedisa, 2003. CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. Elementos para uma teoria dos meios de comunicação. Rio de Janeiro, 1978.
GUATTARI, Félix. As rádios livres em direção a uma era pós-mídia. In: MACHADO, A. et al. (Eds.). Rádios livres: a reforma agrária no ar. São Paulo: Brasiliense, 1987. Prefácio, p. 9-13.
HERREROS, Mariano Cebrián. La radio en la convergencia multimedia. Barcelona: Gedisa, 2001.
LEMOS, André. Podcast: emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. 404nOtF0und, Salvador, v.1, n. 46, jun. 2005.
LESSIG, Lawrence. The future of ideas: the fate of the commons in a connected world. Nova Iorque, 2002.
MACHADO, Arlindo; MAGRI, Celso; MASAGÃO, Marcelo.Rádios livres: a reforma agrária no ar. São Paulo: Brasiliense, 1987.
MORAES, Dênis de. O concreto e o virtual: mídia, cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
PRIESTMAN, Chris. Web radio: radio production for internet streaming. Oxford: Focal Press, 2002.
PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. In: BRASIL, A. et al. (Eds.). Cultura em fluxo: novas mediações em rede. Belo Horizonte: PUC Minas, 2004. p. 36-57.
PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 21, 1998, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Intercom, 1998. 1 CD-ROM.
THRONTON, Sarah. Club cultures: music, media and subcultural capital. Hannover: Wesleyan University Press, 1996.
Publicado
2024-07-02
Cómo citar
Primo, A. (2024). Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Radiofonias – Revista De Estudios En Medios Sonoros, 15(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7389
Sección
Dossiê Pioneirismo nos estudos em podcasting