MÉTODO EPISTOLAR

a escrita de cartas como metodologia sensível de comunicação

  • PAULA Gorini Oliveira UFF
Palavras-chave: Método Epistolar, Metodologia Sensível de Comunicação, Práticas Interacionais de Educação, Culturas Juvenis

Resumo

Este trabalho apresenta a pesquisa em desenvolvimento do Método Epistolar, em sua aplicação prática em sala de aula, o Projeto de Ensino Missivas Moventes, realizado entre 2023 e 2024, na disciplina Oficina de Expressão Escrita, no Departamento de Estudos Culturais e Mídia/ UFF. A metodologia de escrita de cartas tem por finalidade facilitar processos criativos de produção textual e o desenvolvimento de narrativas autobiográficas. Pode ser observada como prática interacional, com base no conceito de dialogismo de M. Bakhtin, bem como por sua abordagem pedagógica inspirada em P. Freire e as práticas ativas de ensino-aprendizado. Uma hipótese é que através da escrita de cartas é possível mobilizar outra dimensão simbólica acerca da reflexão que os alunos fazem de si, a carta como metodologia comunicacional sensível. Os resultados processuais foram apresentados publicamente na produção de um podcast experimental produzido a partir das cartas escritas pelos alunos.

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Cartas dos alunos/ Agradecimentos:
Ana Clara Pimenta
Bruno Mendes Correia Nemer
Igor Gomes de Freitas
Livia Rocha Zardo
Maria Eugênia Gomes Sans
Romulo Carvalho Magalhães
Vitoria Lucas Monteiro de Almeida
Publicado
2025-11-21
Como Citar
Gorini Oliveira, P. (2025). MÉTODO EPISTOLAR: a escrita de cartas como metodologia sensível de comunicação. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 16(2), 207-232. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v16i2.7938
Seção
Dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contempor