Teóricas: Um Podcast para entender e ensinar as raízes da Comunicação

Resumen

Este artigo apresenta o podcast Teóricas como uma ferramenta educomunicativa eficaz no ensino, aprendizagem e divulgação científica das Teorias da Comunicação. A proposta parte da necessidade de aproximar os estudantes das reflexões teóricas e epistemológicas do campo, frequentemente percebidas como abstratas ou desconectadas da prática. O podcast surge como resposta a esse desafio, adotando estratégias metodológicas como Mobile Learning e Storytelling para propor uma abordagem mais acessível, dinâmica e interativa. A iniciativa é fundamentada nas discussões sobre a formação do campo da Comunicação, com base em autores como Luiz Claudio Martino (2006, 2007), Ângela C. S. Marques e Luís Mauro Sá Martino (2015), e dialoga com questões como a ausência de consenso sobre o conteúdo das disciplinas de Teorias da Comunicação, como apontado por Gobbi et al. (2017). Inspirado no conceito de “rádio expandido” (Kischinhevsky, 2016) e nas potencialidades do podcast como gênero educacional (Medeiros, 2006; Barbosa Filho, 2003), Teóricas foi desenvolvido como um projeto-piloto com dois episódios, abordando desde os fundamentos das teorias até sua relevância nos cursos da área. O trabalho defende que as Teorias da Comunicação devem ser pensadas como um processo em constante construção e reflexão, sendo a sala de aula – e, por extensão, os espaços digitais – ambientes privilegiados para esse debate (Russi-Duarte, 2010).

Biografía del autor/a

Rayanne Santos, UnB
Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPG/COM-UnB). Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Mídias Sociais e Produção Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na graduação, participou dos projetos de extensão Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste, Projeto Conexões: Os impactos das novas mídias na Comunicação, na UFPE. Atua em pesquisas nas áreas de Mídias Sonoras, Teorias da Comunicação, Epistemologia e Rádio Expandido. Na graduação, foi bolsista voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFPE), no projeto O Rádio em Caruaru: Memória e Gêneros Radiofônicos. Tem experiências no mercado de trabalho como produtora de TV, assessora de imprensa, assistente marketing, redatora, e social media.
Rafiza Luziani Varão Ribeiro, Professora Adjunta III do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta III do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-FAC) da mesma instituição. Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2012), na área de Teoria e Tecnologias da Comunicação. Mestre em Comunicação também pela Universidade de Brasília (2002), na área de Comunicação e Sociedade. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordena o projeto SOS Imprensa e foi coordenadora editorial da FAC Livros (2018-2021). É colunista do Portal Imprensa e foi coordenadora da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI) (2021-2022). Vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Vice-presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) (2022-2024). Membra do grupo de pesquisa Ponto-afetos, gêneros e narrativas (UFOP). Membra do grupo de trabalho History of Media Studies, do Consortium for History of Science, Technology and Medicine (Filadélfia, Estados Unidos). Integra os seguintes projetos de pesquisa: Análisis de los roles femeninos en la investigación de la comunicación en Iberoamérica: Liderazgos, mapas y narrativas (1980-2022) (FEMICOMI), da Universidad de Murcia, Espanha. Foi membra do Conselho Científico da SPBJor (2022-2023) e Diretora de Relações Nacionais da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) (2022-2024). É membra do conselho editorial da revista Esferas e do conselho editorial da editora do Observatório de Mídia da PUC Goiás. Trabalha especialmente com Teorias da Comunicação, Ética e Redação Jornalística. Foi professora visitante na Universidade de Concordia, Montreal, Canadá, em 2022. (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Miranda Barbosa, Professor da UFPE-CAA no Núcleo de Design e Comunicação

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus Ielusc (2007), mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2010) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014) na linha de Teorias e Tecnologias da Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Comunicação, Teoria do Meio, Escola de Toronto de Comunicação, Antropologia da Técnica, Filosofia da Técnica, Harold Innis e Marshall McLuhan. Professor da UFPE-CAA no Núcleo de Design e Comunicação.

Citas

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Publicado
2025-11-21
Cómo citar
Santos, R., Ribeiro, R. L. V., & Barbosa, R. M. (2025). Teóricas: Um Podcast para entender e ensinar as raízes da Comunicação . Radiofonias – Revista De Estudios En Medios Sonoros, 16(2), 156-184. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v16i2.8108
Sección
Dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contempor