Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contemporâneas

Biografía del autor/a

Andrea de Lima Trigueiro de Amorim

Andrea de Lima Trigueiro de Amorim é jornalista, professora e pesquisadora. Docente da Escola de Escola de Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Idealizadora e Coordenadora do projeto de extensão EducomDH - Educomunicação e Direitos Humanos na Mídia, responsável pelo programa TV Direitos Humanos e pelo podcast Expressão Livre DH. Doutora em Comunicação (PPGCOM/UFPE), mestra em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEDUMATEC/UFPE).

Diego Gouveia Moreira

Diego Gouveia Moreira é professor do Núcleo de Design e Comunicação (NDC) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Inovação Social (Póscom) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Caruaru. É doutor e mestre em Comunicação pela UFPE. Coordena o Póscom e desenvolve pesquisas sobre mídia e educação.

Citas

ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação. Campina Grande: EDUFCG, 2024. 84 p. ISBN 978-85-8001-284-2.
BUCKINGHAM, D. The media education manifesto. Cambridge, Londres: Polity Press: 2019, 128p.
CELIK, I. Towards Intelligent-TPACK: An empirical study on teachers’ professional knowledge to ethically integrate artificial intelligence (AI)-based tools into education. Computers in Human Behavior, v. 138, n. 138, p. 107468, 1 jan. 2023. ‌
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 1988.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GUTIERREZ, Francisco. Linguagem Total: uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo: Summus, 1978.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P.; CAIN, W. What is Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)? Journal of Education, v. 193, n. 3, p. 13–19, out. 2013. ‌
SANTAELLA, Lucia. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 14, n. 33, p. 1-15, 2021.
SOARES, Ismar de Oliveira. Metodologias da Educação para a Comunicação no Brasil e na América Latina. In: BACCEGA, Maria Aparecida. Gestão de processos comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educom.Rádio, na trilha de Mario Kaplún. In: MARQUES DE MELO, José de et al. (org.). Educomídia, alavanca da cidadania: o legado utópico de Mario Kaplún. São Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.
SOARES, Ismar Oliveira. Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação (Editora Paulinas). Comunicação & Educação, Brasil, v. 19, n. 2, p. 135-142, set. 2014.
UNESCO. Media and information literate citizens: think critically, click wisely!. Paris: UNESCO, 2021. 412 p. ISBN: 978-92-3-100448-3.
Publicado
2025-11-21
Cómo citar
Amorim, A. de L. T. de, & Moreira, D. G. (2025). Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contemporâneas. Radiofonias – Revista De Estudios En Medios Sonoros, 16(2), 01-05. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v16i2.8333