Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso tenha sido apresentada em evento científico e previamente publicada em anais, deve-se justificar sua submissão em "Comentários ao editor", indicando-se em que nível se trata de versão revista e ampliada do trabalho original.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: Artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Podem submeter artigos à Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora (antiga Revista Rádio-Leituras) pesquisadores(as) com título de doutorado. Doutorandos(as), mestres(as), mestrandos(as) e especialistas podem submeter textos, desde que em co-autoria com doutores(as).

Os trabalhos devem ser inéditos e não ter sido submetidos a avaliações simultaneamente em outras publicações. Os textos devem estar escritos em português, espanhol ou inglês e passam, obrigatoriamente, por processo de double blind peer review.

Os artigos devem ter de 20 mil a 60 mil caracteres (ou 3 mil a 9 mil palavras), incluindo espaços, notas de rodapé e todos os elementos textuais, como referências bibliográficas.

Os artigos devem vir acompanhados de título, resumo de até 1 mil caracteres com espaços e três a cinco palavras-chave redigidos em português, espanhol e inglês.

Devem ser removidas do arquivo submetido todas as marcas que possam identificar o(a) autor(a), como a autoria do arquivo de texto e o nome e/ou vinculação institucional dos(as) autores(as).

Os textos encaminhados para avaliação devem estar redigidos em fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, espaçamento 1,5. Citações com mais de três linhas devem apresentar recuo de 4 cm, espaçamento simples e fonte 11. Deve-se evitar notas de rodapé de referência, reservando-se este espaço para as notas explicativas. Notas de rodapé devem ser formatadas em fonte Times New Roman, espaçamento simples e corpo 10. As citações devem seguir o modelo "(AUTOR, data)" e as demais especificações do texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os textos devem ser encaminhados em arquivo formato Word, OpenOffice ou RTF. Todas as imagens, sejam elas fotografias, tabelas, gráficos ou ilustrações devem ser inseridos no texto. Arquivos de áudio e vídeo devem ser enviados em separado, como documento complementar, seguindo a seguinte configuração: áudios em formato .mp3 [128 kbps]; vídeos em formato .avi [640 x 480]. Títulos, legendas e créditos devem ser inseridos no corpo do texto.

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as), assim como as imagens, vídeos e áudios utilizadas por eles(as). Desta forma, é responsabilidade do(a) autor(a) o recolhimento de autorizações de uso de imagem, bem como a supressão da identidade de pessoas por motivos éticos.

Após as referências bibliográficas, deverão ser incluídas seções de Agradecimentos (a órgãos de fomento, colegas e/ou bolsistas, por exemplo) e Informações (declaração de que não há conflito de interesses envolvendo a pesquisa e de que esta foi aprovada em comitê de ética ou outros órgãos colegiados). Caso estas seções comprometam o processo de blind review, as informações devem ser encaminhadas pelo sistema na hora da submissão, em observação dirigida aos(às) editores(as).

Quando houver mais de três autores(as), deve-se informar, em mensagem aos(as) editores(as), qual a contribuição efetiva de cada um(a) para o artigo.

Ressalta-se que os trabalhos que não estiverem adequados às normas de publicação da revista serão devolvidos aos(às) autores(as).

Será observado interstício de três edições para que um(a) autor(a) volte a publicar na revista.

Radiofonias não cobra taxas de submissão, editoração, tradução ou publicação de textos.

 

Artigos

Política padrão de seção
 

Resenhas

A revista aceita resenhas de livros lançados nos últimos dois anos, assinadas por doutores(as), doutorandos(as), mestres(as) ou mestrandos(as). Incentiva-se a leitura crítica das obras, que vá além da mera descrição de suas características. As resenhas devem ter até 30 mil caracteres (ou 4 mil palavras). 

 

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê “Rádio e catástrofes"

A pandemia do novo coronavírus paralisou um terço do planeta em apenas três meses, impondo desafios crescentes às autoridades. Cada país reagiu de forma distinta, com medidas mais ou menos duras, que vão da total inação até quarentena, passando por diferentes recomendações de isolamento social e de suspensão de atividades que envolvam deslocamentos urbanos. Com um total de vítimas que dobra a cada dois ou três dias, a chamada Covid-19 se alastra num momento de forte circulação de campanhas de desinformação, que põem em questão o conhecimento científico, trazendo riscos à saúde pública.

O rádio desempenha papel relevante, para o bem ou para o mal, na informação e na construção do conhecimento da população sobre as medidas de prevenção e mitigação, de modo a evitar um colapso nos sistemas de saúde, afetando sobretudo a população mais pobre. Pelo seu alcance e agilidade, o rádio pode ser um poderoso aliado em estratégias de comunicação em larga escala, assumindo protagonismo em tempos de catástrofes como pandemias, enchentes, terremotos, incêndios, tsunamis e outras situações de emergência.

Nesse contexto, Radiofonias incentiva submissões que apresentem estudos de caso, proponham reflexões teóricas e/ou decorram de projetos de pesquisa envolvendo a relação entre rádio e situações catastróficas, tais como:

  • O rádio e a prestação de serviços em momentos de calamidade pública
  • O rádio na comunicação científica sobre a Covid-19
  • Desafios ao fazer radiofônico em tempos de pandemia e isolamento social
  • Protocolos para atuação do rádio em situações de catástrofe
  • Veiculação de campanhas de utilidade pública pelo rádio
  • Rádio e desinformação

Prazo para submissões: 10 de julho de 2020

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.