Prorrogação - Dossiê "Interfaces dos Estudos Radiofônicos"

2025-04-24

A Radiofonias, Revista de Estudos em Mídia Sonora, e o GT Estudos Radiofônicos da Compós, convidam para a submissão de artigos ao  dossiê temático “Interfaces dos Estudos Radiofônicos”. A edição será das pesquisadoras Sônia Caldas Pessoa (UFMG) e Debora Cristina Lopez (UFOP). O prazo foi prorrogado e o envio de artigos deve ser realizado até 10 de maio de 2025.

Edição 2025.1 – Dossiê Interfaces dos Estudos Radiofônicos

O Brasil é considerado destaque nos estudos radiofônicos. Ainda que a área seja recente, é possível perceber um amadurecimento, com organização e estabelecimento a cada dia maior de pesquisas de interfaces e diálogos multidisciplinares (Zuculoto, Kischinhevsky, Lopez, 2016; Mata, 1993). Por tratar de um fenômeno que atravessa o cotidiano social e que constrói representações de relações e sujeitos, tem caráter transdisciplinar. Estes diálogos com outros campos do conhecimento constituem um terreno propício para o avanço dos estudos radiofônicos.

Neste dossiê, consideramos a natureza sonora, humana e próxima do fenômeno. Interessa aqui observar sua relação com temas sensíveis, diversos e multidimensionais, mas também os avanços teórico-metodológicos construídos pelas pessoas pesquisadoras? (Murillo González, Angarita Niño, 2018; Cuesta Moreno, 2012; Nkoala, 2024). Compreender esta interface, portanto, nos leva a conhecer o caráter diverso e multidimensional do fenômeno e das próprias pesquisas.

Nos estudos radiofônicos, o tensionamento de certezas e incertezas tem levado à compreensão de que é necessário revisar o relato histórico, considerar epistemologias plurais e decoloniais e diversificar abordagens metodológicas (Weitzel, 2023; Pessoa, Mantovani, Salgueiro, 2022; Zuculoto, Betti, Farias, 2022; Betti, 2015). Este cenário nos revela que o olhar para as mídias sonoras como um fenômeno comunicacional e social demanda ampliar o que entendemos como contexto e como o próprio dimensionamento do objeto (Johnson, 2024; Caroline, De Deus, 2024). Não defendemos aqui o abandono das instâncias de produção, mas a consideração de olhares, metodologias e abordagens teóricas diversas na composição dos estudos. Apresentamos o desafio de um deslocamento epistemológico, pensando as interfaces dos estudos radiofônicos brasileiros.

O dossiê Interfaces dos Estudos Radiofônicos pretende discutir o momento atual do campo, com destaque aos temas a seguir (mas não limitado a):

- Pluralidade epistemológica e a revisão do relato histórico;

- Gênero como chave teórico-metodológica para compreender o fenômeno sonoro;

- Raça e racialidade nos estudos radiofônicos;

- Objetos sonoros, acessibilidade e estudos sobre deficiência;

- Perspectivas decoloniais para os estudos radiofônicos;

- Metodologias para os estudos radiofônicos contemporâneos.

O dossiê Interfaces dos Estudos Radiofônicos recebe artigos até o dia 10 de maio de 2025. As normas de publicação da revista podem ser acessadas em: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/about/submissions

Radiofonias é uma publicação quadrimestral, numa coedição entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Inovação Social (POSCOM) da Universidade Federal de Pernambuco - campus Agreste (UFPE), o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), com apoio do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).