O Rádio Esportivo Expandido em Cachoeira/BA

Emissão multiplataforma do futebol do Iguapense para iguapenses

  • Fellipe Moreira da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Dorotea Souza Bastos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Palavras-chave: Rádio expandido, Iguape, Transmissão de futebol, Virtualização

Resumo

Este artigo discute perspectivas de rádio expandido e as mutações nas formas e estratégias comunicacionais em Cachoeira, Bahia. Com o gancho em transmissões de jogos de futebol amadores da cidade, mais precisamente de um distrito chamado Santiago do Iguape, a partir da memória do rádio esportivo local, serão apresentadas reflexões sobre linguagem radiofônica expandida, convergência, web rádios, hipermídia, imagem, virtualização, possibilidades de audiência, entre outros aspectos e suas relações com o território que teve pela primeira vez na história, um time da comunidade sendo campeão municipal.

Biografia do Autor

Fellipe Moreira da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestrando em Comunicação (PPGCOM-UFRB). Membro do Grupo de Pesquisa COMUM - Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultural. Jornalista pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 

Dorotea Souza Bastos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mídia e Formatos Narrativos - PPGCOM/UFRB. Líder do VISU – Grupo de Pesquisa e Extensão em Arte, Imagem e Visualidades da Cena (UFRB/CNPq). Doutora em Média-Arte Digital (UAlg/UaB) e em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (em co-tutela).

Referências

CRUZ, Ana Paula Batista da Silva. Costurando os retalhos: um estudo sobre a comunidade Santiago do Iguape. In: Encontro Baiano de Estudos em Cultura, 3., 2012, Cachoeira. Anais [...]. Cachoeira: UFRB, 2012. p. 1-13. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39620/3/Tese%20de%20doutorado%20Ivana%20Tavares%20Muricy.pdf Acesso em: 02 jan. 2025.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. Summus Editorial, 2014.
FIDLER, Roger. Mediamorfosis. Barcelona: Granica, 1997.

FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.

GÖTZ, Ciro Augusto Francisconi. A narração de futebol no contexto de rádio expandido. 2022, x f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cachoeira. População. 2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/cachoeira/panorama Acesso em: 25 jan. 2025.

IGUAPENSE, Associação Deportiva. Emblema atualizado. Instagram: @ec.iguapense. [s.l]. mar.2023. Disponível em: https://www.instagram.com/ec.iguapense?igsh=MTBxdmR1eWo4ZnN4YQ==

KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the Expanded Field. October, Vol.8, Spring, p. 30-44, 1979.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Mauad Editora Ltda, 2016.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

NEUBERGER, Rachel Severo Alves; O rádio na era da convergência das mídias. Editora UFRB, 2012.

OLHA A PITITINGA. Olha a Pititinga, Tv e Rádio. Youtube. 27 de Novembro de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/@olhaapititinga1603 Acesso em: 26 jan. 2025.

PRATA, Nair. Webrádio: novos gêneros, novas formas de interação, Belo Horizonte, Insular, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
Publicado
2025-11-21
Como Citar
Moreira da Silva, F., & Souza Bastos, D. (2025). O Rádio Esportivo Expandido em Cachoeira/BA: Emissão multiplataforma do futebol do Iguapense para iguapenses. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 16(2), 297-318. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v16i2.7989