Kant e De Duve:

crítica à recepção dos readymades de Duchamp.

  • Alice Lino

Abstract

Em Kant depois de Duchamp (1996), Thierry de Duve concebe o juízo estético moderno a partir de certa alteração do juízo de gosto kantiano, com o propósito de uma crítica à recepção dos readymades de Marcel Duchamp. Nessa direção, o crítico propõe a substituição do termo “belo” por “arte” nos quatro momentos do juízo de gosto kantiano e na antinomia relativa a esse. A partir dessa releitura da estética kantiana, pretende-se, no presente artigo, uma análise acerca da coerência e relevância dessa apropriação, no sentido de verificar se há, de fato, contribuições significativas da estética de Kant para se pensar a fruição dos readymades.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.

DE DUVE, Thierry. O Tempo do ready-made. In: GRIMBERG, Debbie (Org.). Marcel Duchamp: uma obra que não é uma obra "de arte". São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Buenos Aires: Fundación Proa, 2008, p.301-313.

DE DUVE, Thierry. Kant after Duchamp. In: Kant after Duchamp. Massachusetts: MIT Press, 1996, p. 283-325.

DE DUVE, Thierry. Kant depois de Duchamp. Revista do mestrado em história da arte Eba UFRJ. Rio de Janeiro, ano V, n.5, p. 125-152, 1998.

DUCHAMP, Marcel. Apropos of “Readymades”. In: SANOUILLET Michel; PETERSON, Elmer P (Ed.) The Essencial Writings of Marcel Duchamp. Londres: Thames and Hudson Ltd., 1975, p.141-142.

DUCHAMP, Marcel. The great trouble with art in this country. In: SANOUILLET Michel;

PETERSON, Elmer P. (Ed.) The Essencial Writings of Marcel Duchamp. Londres: Thames and Hudson Ltd., 1975, p.123-126.

PETERSON, Elmer P. “Regions which are not ruled by time and space...” In: SANOUILLET Michel; PETERSON, Elmer P (Ed.) The Essencial Writings of Marcel Duchamp. Londres: Thames and Hudson Ltd., 1975, p.127-137.

PETERSON, Elmer P. Marcel Duchamp: The Afternoon Interviews. Calvim Tomkins (Org.). Nova York: Badlands Unlimited, 2013.

FIGUEIREDO, Virginia de Araujo. O paradoxo sublime ou a alforria da arte. Viso: Cadernos de Estética Aplicada. Rio de Janeiro, v. VIII, p.130-163, 2014.

FIGUEIREDO, Virginia de Araujo. Kant e a Arte contemporânea. Especiaria. Santa Catarina, v. 11, p. 25-43, 2008.

FIGUEIREDO, Virginia de Araujo. Os três espectros de Kant. O Que nos Faz Pensar. Rio de Janeiro, v. 18, p. 65-100, 2004.

FIGUEIREDO, Virginia de Araujo. O gênio kantiano ou o refém da natureza. Impulso. Piracicaba, v. 15, n.38, p. 47-58, 2004.

FIGUEIREDO, Virginia de Araujo. Observações sobre a Estética de Kant. In: Duarte, Rodrigo. (Org.). Belo, Sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998, v. 01, p. 252-262.

GREENBERG, Clement. Arte abstrata. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (Org.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997, p. 61-66.

GREENBERG, Clement. Vanguarda e Kitsch. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (Org.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997, p.27-44.

GREENBERG, Clement. Pintura “à americana”. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (Org.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997, p. 75-94.

GREENBERG, Clement. A crise da pintura de cavalete. Arte e Cultura: ensaios críticos. São Paulo: Editora Ática, 1996, p.164-167.

GREENBERG, Clement. A intuição e a experiência estética. In: Estética Doméstica: observações sobre a arte e o gosto. São Paulo: Cosac Naify, 2002, p. 37-45.

GREENBERG, Clement. Observações sobre o distanciamento estético. In: Estética Doméstica: observações sobre a arte e o gosto. São Paulo: Cosac Naify, 2002, p. 127-31.

GREENBERG, Clement. O fator surpresa. In: Estética Doméstica: observações sobre a arte e o gosto. São Paulo: Cosac Naify, 2002, p. 75-85.

GREENBERG, Clement. O juízo estético. In: Estética Doméstica: observações sobre a arte e o gosto. São Paulo: Cosac Naify, 2002, p. 47-63.

GREENBERG, Clement. Convenção e inovação. In: Estética Doméstica: observações sobre a arte e o gosto. São Paulo: Cosac Naify, 2002, p. 95-109.

GREENBERG, Clement. Pintura modernista (1960). In: FERREIRA, G.; COTRIM, C.(Org.). Clement Greenberg e Debate Crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997, p. 101-10.

GREENBERG, Clement. Pode o gosto ser objetivo? In: Estética Doméstica: observações sobre a arte e o gosto. São Paulo: Cosac Naify, 2002, p. 65-74.

HARRISON, Charles. Modernismo. São Paulo: Cosac Naify, 2000.

KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2005.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2008.

KOSUTH, Joseph. A arte depois da filosofia. In: FERREIRA, G.; COTRIM, C.(Org.). 2ª ed. Escritos de Artistas anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009, p. 210-234.

LONGINO. Do sublime. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

OSÓRIO, Luiz Camillo. O lugar do juízo (e da crítica) na arte contemporânea. In: Razões da Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou O Castelo da Pureza. São Paulo: Editora Perspectiva, 1997.

ROCHE, H.P.; WOOD B.; DUCHAMP M.The Richard Mutt Case. In: The blind man, New York, n.2, p.5-6, maio de 1917. Disponível em: http://sdrc.lib.uiowa.edu/dada/blindman/2/05.htm. Acesso em 11/10/2011.

WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

Published
2017-04-11
Section
Artigos