AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE 6º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE MARIANA – MG (SEDE)

  • Alessandra Ladeira Lopes
  • Ana Cristina Ferreira

Abstract

Na presente pesquisa, procurou-se identificar e comparar as atitudes em relação à Matemática de alunos de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental. Participaram do estudo 472 alunos de sete escolas públicas de Mariana (sede), em dois turnos: manhã e tarde, sendo 313 dos 6os anos e 159 dos 9os anos. Os instrumentos utilizados foram: escala de atitudes do tipo Likert e questionário contendo três questões abertas envolvendo a opinião dos alunos sobre as aulas de Matemática, preferência por disciplinas e sugestões para melhoria das aulas de Matemática. O resultado evidenciou uma diferença significativa entre as atitudes dos alunos de 6os e 9os anos do Ensino Fundamental, apontando atitudes mais favoráveis no 6o ano. Em termos gerais, 64 alunos escolheram a Matemática como disciplina preferida (46 dos 6os anos e 18 dos 9os anos), 109 alunos consideram essa disciplina a que menos gostam (68 eram alunos dos 6os anos e 41 dos 9os anos). As respostas dadas pelos alunos evidenciam uma insatisfação em relação aos professores, pois grande parte das respostas está relacionadas a ele. Esse estudo reforça as conclusões de diversos outros: o professor desempenha um papel essencial no desenvolvimento das atitudes de seus alunos em relação à Matemática e precisam tomar consciência disso.