MATEMÁTICA E MÚSICA: UM PROJETO DE MODELAGEM SOB UMA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ANALÓGICO

  • Chrisley Bruno Ribeiro Camargos

Abstract

Nesse artigo, apresento algumas hipóteses levantadas em uma pesquisa científica sobre as relações entre Matemática e Música que, em geral, são tratadas como campos de saber completamente isolados um do outro. No trabalho outrora desenvolvido, pode-se constatar analogias e similaridades existentes nessas duas áreas, capazes de proporcionar aplicações, utilizando estratégias de ensino, aspectos práticos e teóricos relacionados à Modelagem Matemática, no ensino e aprendizagem da Matemática. Tratarei aqui, um pouco sobre as relações entre Matemática e Música, coligadas às teorias sobre o Pensamento Analógico para construção de significados, mantendo aporte teórico principalmente em teorias de Abdounur, Lévy e Machado. Pretendo indicar possíveis implementações ou aplicações de projetos que proporcionem modelos matemáticos relacionados à Música, numa perspectiva de proporcionar algo significante e motivador aos alunos, professores e educadores.