A GEOMETRIA NA MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Régis Luiz Guerra Zampa
  • Corina de Fátima Moreira Vieira

Abstract

Este trabalho tem como tema o ensino da geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental, dando ênfase no uso do Tangran. Para tanto foram analisadas algumas bibliografias que já pesquisaram e relataram sobre o tema em questão. Sabe-se que a educação matemática deve sempre estar voltada para a necessidade que o aluno tem de construir sua lógica operatória, e, conseqüentemente as estruturas mentais dos números e das operações elementares. A proposta deste trabalho é o relatar, como desenvolver o raciocínio do aluno por meio de materiais manipuláveis, estratégias diferentes, construção de figuras e o cálculo mental. Acredita-se que no processo de desenvolvimento de estratégias na construção do Tangran o aluno envolve-se com o levantamento de hipóteses e conjecturas, aspecto fundamental do pensamento cientifico, inclusive matemático. Percebe-se que é preciso envolver o aluno para que ele se sinta encorajado a refletir sobre suas ações, sem medo de aprender a pensar, explorar e descobrir. Concluí-se, portanto que construir figuras, principalmente, em grupo é uma conquista social cognitiva muito importante na educação das crianças, tendo que ser desenvolvida nas fases iniciais e estimulada ao longo do tempo, para que o objeto real da aprendizagem seja concretizada de acordo com as finalidades dos processos educacionais. Enfim, constata-se que a geometria tem grande importância na construção do conhecimento matemático.