A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO CARÁTER MOTIVADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Estefânia da Silva Fernandes
  • Alan de Lima Ramos
  • Paula Reis de Miranda

Abstract

Nos últimos anos, a História da Matemática vem se incorporando a teoria e a prática do ensino da matemática, destacando-se pelo seu caráter motivador. Este trabalho faz parte de uma pesquisa realizada para saber se a História da Matemática é utilizada em sala de aula para melhor compreensão do conteúdo matemático. Esta pesquisa foi desenvolvida com professores e alunos do 6º ao 9º Ano de uma Escola Estadual da Zona da Mata Mineira, através de questionários e revisão literária dos livros didáticos. Através dos questionários aplicados aos dois professores observou-se que a História da Matemática não é desenvolvida dentro da sala de aula, devido ao longo currículo que tem que ser ministrado anualmente, além de não terem cursado nenhuma disciplina relacionada a essa tendência em sua graduação. Com relação aos livros didáticos pouco se tem sobre História da Matemática. Atualmente percebemos as inquietações para que sejam inseridas novas maneiras de ensinar, sendo as mesmas implementadas aos poucos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Com isso percebesse a necessidade de maior apoio e condições para que essas novas tendências sejam inseridas nas escolas de maneira satisfatória.