USANDO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA: EXPLORANDO OS CONCEITOS DE FEIXE DE RETAS PARALELAS E CONCORRENTES

  • Ivan Nogueira dos Santos
  • Frederico da Silva Reis

Resumo

O presente trabalho apresenta um recorte de nossa pesquisa de dissertação que está sendo desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Inicialmente, fazemos uma breve revisão teórico-bibliográfica contemplando alguns trabalhos relacionados à utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Geometria Analítica Plana. A parte da pesquisa de campo aqui relatada e analisada refere-se à elaboração, implementação e avaliação de uma atividade exploratória sobre retas, em Laboratório de Informática, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFOP matriculados na disciplina Geometria Analítica Plana. As considerações parciais apontam a possibilidade de visualização de conceitos e propriedades, a realização de experimentações, com ênfase na interpretação de construções geométrico-gráficas e o dinamismo do ambiente de aprendizagem como as principais contribuições da utilização de tecnologias para o ensino de Geometria Analítica Plana.