A inserção de textos originais na disciplina de História da Matemática a partir de um problema do documento Sea Island Mathematical Manual

Palavras-chave: Sea Island Mathematical Manual, Documentos e textos originais, História da matemática, Ensino de matemática

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de aplicação do texto original contendo o problema 1 do Sea Island Mathematical Manual na disciplina de História da Matemática. O estudo se caracterizou como uma pesquisa bibliográfica e documental. Para aplicação do problema 1 foi reservado um momento na disciplina de História da Matemática na Universidade Estadual do Ceará. Essa aplicação mostrou a possibilidade de inserção de textos históricos em sala de aula, como uma forma de mobilizar conhecimentos matemáticos por meio de situações práticas presente neste problema. Além disso, possibilitou aos discentes inferirem questões sobre que conhecimentos matemáticos poderiam ser utilizados para resolvê-lo. Desta forma, essa pesquisa visa colaborar com demais estudos que se propõem a inserir documentos ou textos originais em sala de aula.

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Biografia do Autor

Lívia Monteiro Pontes, Universidade Estadual do Ceará

É graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Atualmente é professora substituta do Curso de Licenciatura em Matemática e Doutoranda da Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área da Educação Matemática e da História da Matemática, com ênfase, na formação de professores de matemática, articulação entre história e ensino de matemática, e instrumentos matemáticos.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

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Publicado
2021-01-01
Como Citar
PONTES, L. M.; BATISTA, A. N. DE S.; PEREIRA, A. C. C. A inserção de textos originais na disciplina de História da Matemática a partir de um problema do documento Sea Island Mathematical Manual. Revemop, v. 3, p. e202101, 1 jan. 2021.
Seção
Artigos