Actitudes hacia las Matemáticas: percepciones de estudiantes de Pedagogía sobre la elección profesional y la enseñanza y aprendizaje

Palabras clave: Actitudes, Pedagogía, Matemáticas, Enseñanza, Aprendizaje

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo investigar la percepción de estudiantes de Pedagogía de una universidad pública sobre las influencias de las actitudes en la elección profesional, la enseñanza y el aprendizaje de Matemáticas. El enfoque teórico estuvo anclado en estudios de Psicología de la Educación Matemática y el enfoque metodológico tuvo un diseño mixto. El estudio constó de dos etapas: en la primera se aplicó una escala de actitudes y un cuestionario a 45 estudiantes de Pedagogía y, en la segunda, se seleccionaron dos cuestionarios para un análisis más detallado. El análisis de los datos mostró que las puntuaciones en la escala de actitud sólo estaban relacionadas con la categoría de elección profesional. El estudio sugiere que las carreras de Pedagogía valoran las influencias de los aspectos afectivos en la enseñanza y el aprendizaje de las Matemáticas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Flaviane Carla da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Passos. Educadora Social no Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos (CAPP), Passos, Minas Gerais, Brasil.

Giovana Pereira Sander, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil.

Nelson Antonio Pirola, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), campus de Campinas. Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, Bauru, São Paulo, Brasil.

Citas

ALMEIDA, Cíntia Raquel Ferreira Mercado de. Da aversão à descoberta: atitudes em relação à Matemática na formação de futuros professores dos anos iniciais. 2021. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Matemática da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3673; acesso em 16 dez. 2023, às 08h30.

BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus. 1996. 383f. Tese (Livre Docência na área de Aprendizagem) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175862; acesso em 19 mar. 2022, às 08h40.

BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Psicologia da educação matemática: um ponto de vista. Educar em Revista, Curitiba, n. Especial 1/2011, p. 29-45, 2011. Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4FJWJR38XMjMRnPnRSPdQwb/?format=pdf&lang=pt; acesso em 16 dez. 2023, às 10h.

BRITO, Marcia Regina Ferreira de. A Psicologia Educacional e a formação do professor-pesquisador: Criando situações desafiadoras para a aprendizagem e o ensino da Matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 9, n. 11, p. 57-68, abr. 2002.

BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Contribuições da Psicologia Educacional à Educação Matemática. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e prática. Florianópolis: Insular Editora. 2005. p. 49-67.

COMELLI, Felipe Augusto de Mesquita; SILVA, Wanusa Rodrigues; MANRIQUE, Ana Lúcia. Atitudes em Matemática: o que a academia tem produzido de conhecimento? In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais ... XIII ENEM: Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica: interfaces entre pesquisas e salas de aula, 2019. p. 1-12. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/anais/enem; acesso em 16 dez. 2023, às 16h40.

DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em Educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, p. 67-80, 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2698; acesso em 16 dez. 2023, às 13h30.

DUGAICH, Valéria Cristina Brumati. Jogos como possibilidade para a melhoria do desempenho e das atitudes em relação às frações e aos decimais nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 195f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/192109; acesso em 16 dez. 2023, às 11h40.

FALCÃO, Jorge Tarcisio da Rocha. Dez mitos acerca do ensino e da aprendizagem da Matemática: síntese de pesquisas e reflexões teóricas - 1986/2006. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Anais ... IX ENEM: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2007, p. 1-15. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/files/ix_enem/Html/palestra.html; acesso em 16 dez. 2023, às 11h40.

GAIOLA, Claudia Fabiana Orfão. Percepção e atitude dos professores de ensino fundamental e médio em relação à avaliação em larga escala. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/gaiola_claudiafabianaorfao_m.pdf; acesso em 16 dez. 2023, às 10h20.

GONÇALEZ, Maria Helena Carvalho de Castro. Atitudes (des)favoráveis com relação à matemática. 1995. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/goncalez_mariahelenacarvalhodecastro_m.pdf; acesso em 15 dez. 2023, às 12h40.

JUSTULIN, Andresa Maria. Um estudo sobre as relações entre atitudes, gênero e desempenho de alunos do ensino médio em atividades envolvendo frações. 2009, 250f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90893; acesso em 16 dez. 2023, às 08h25.

KLAUSMEIER, Herbert J.; GOODWIN, William Lawrence. Manual de Psicologia Educacional: aprendizagem e capacidades humanas, Tradução de Maria Célia Teixeira Azevedo de Abreu. São Paulo: Habra, 1977.

MARZAGÃO, Mayara Andressa.; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. A pesquisa sobre afetividade em Educação Matemática nos periódicos da área no período de 2015 a 2019. Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS, v. 15, n. 37, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/360451768_A_pesquisa_sobre_Afetividade_em_Educacao_Matematica_nos_Periodicos_da_Area_no_Periodo_de_2015_a_2019; acesso em 16 dez. 2023, às 13h35.

MORAES, Mara Sueli Simão; PIROLA, Nelson Antonio. Atitudes positivas em relação à Matemática. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Caderno 07. Brasília: MEC, SEB, 2015, p. 62-72. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/148.pdf; acesso em 16 dez. 2023, às 13h40.

MORON, Cláudia Fonseca; BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Atitudes e concepções dos professores de Educação Infantil em relação à Matemática. In: BRITO, Marcia Regina Ferreira de (Org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e prática. Florianópolis: Insular Editora, 2005. p. 263-277.

NASCIMENTO, Andréia Aparecida da Silva Brito. Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos. 2008. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90921; acesso em 16 dez. 2023, às 15h45.

PIROLA, Nelson Antonio. Solução de problemas geométricos: dificuldades e perspectivas. 2000. 245p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) ) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206113; acesso em 15 dez. 2023, às 16h35.

PIROLA, Nelson Antonio; JASINEVICIUS, Fernanda Pizzigatti Marques; SANDER, Gabriela Pereira; SILVA, Gilmara Aparecida da; MORAIS, Juliana A. Rodrigues dos Santos; SOUZA, Patrícia P. Ferraz da Costa; YAMADA, Thaís Regina Ueno. Atitudes em relação à Matemática: contribuições das pesquisas em Psicologia da Educação Matemática. In: JORGE, M.; REIS, M. L.; MAGNONI, M. G. M. Cadernos de Docência na Educação Básica IV. São Paulo, Cultura Acadêmica. 2015. p. 49-60.

PIROLA, Nelson Antonio; SANDER, Giovana Pereira; TORTORA, Evandro. Formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Básica e as atitudes em relação a essa disciplina. In: CIRÍACO, Klinger Teodoro; BEZERRA, Giovani Ferreira (Orgs.). Educação Básica, Formação de professores e Inclusão: práticas e processos educacionais em diferentes cenários. Curitiba: Editora CRV. 2013. p. 23-33.

PIROLA, Nelson Antonio; SANDER, Giovana Pereira; SILVA, Gilmara Aparecida da. Produção científica do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática. GPPEM/UNESP/Bauru. In: IV Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil, 2017, São Carlos. GD5. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2017. Disponível em: https://balizadoresedumat4.wixsite.com/forum/datas-importantes; acesso em 16 dez. 2023, às 16h40.

PIROLA, Nelson Antonio. Formação inicial do(a) pedagogo(a): algumas reflexões. In: TRALDI JR, Armando; TINTI, Douglas da Silva; RIBEIRO, Rogério Marques. Formação de professores que ensinam Matemática: processos, desafios, e articulações com a Educação Básica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo, 2020. p. 316-326. Disponível em: https://sbempaulista.org.br/docs/E-book_SBEM_FORUM_PAULISTA_11_2020.pdf; acesso em 16 dez. 2023, às 13h30.

PIROLA, Nelson Antonio. O desenvolvimento de atitudes positivas em relação à Matemática e a formação de professores que ensinam Matemática. In: CIRÍACO, Klinger Teodoro; AZEVEDO, Priscila Domingues de; CREMONEZE, Marcielli de Lemos. Pesquisas em Educação Matemática, cultura e formação docente: perspectivas contemporâneas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2021. p. 201-215.

SANDER, Giovana Pereira; PIROLA, Nelson Antonio. As atitudes em relação à Matemática e suas influências no desempenho dos alunos na resolução de problemas. In: 23º Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2012, Coimbra - Portugal. Atas do 23º SIEM, Coimbra: 2012. p. 569-580.

SANDER, Giovana Pereira. Pró-Letramento: um estudo sobre a resolução de problemas e as atitudes em relação à Matemática apresentadas por professores do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/13921424-c3e0-4733-a277-becd5e00f73c; acesso em 16 dez. 2023, às 16h55.

SILVA, Wellington da. Um estudo correlacional entre o desempenho, as atitudes e as crenças de autoeficácia dos licenciandos em Matemática em relação aos conteúdos de Trigonometria do Ensino Médio. 2021. 260f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_07877ea4d6c392ab79fc69fb823bda11; acesso em 16 dez. 2023, às 17h.

SILVA, Flaviane Carla; SADER, Giovana Pereira. As atitudes em relação à Matemática: um olhara para estudantes de Pedagogia. In: RIBEIRO, Elidia Vicentina de Jesus; SANDER, Giovana Pereira; MOURA, Taís Aparecida de. (Orgs.). I Caderno de Pedagogia UEM Passos. São Carlos: Pedro e João Editora. p.105-124. 2022. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/10/EBOOK_I-Caderno-da-Pedagogia-UEMG-Passos.pdf; acesso em 16 dez. 2023, às 14h40.

TASHAKKORI, Abbas; TEDDLIE, Charles. Putting the human back in ''Human Research Methodology'': the researcher in mixed. Journal of Mixed Methods Research, v. 4, n. 4, p. 271-277, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1558689810382532; acesso em 16 dez. 2023, às 15h.

UTSUMI, Miriam Cardoso; LIMA, Rita de Cássia Pereira. Atitudes e representações de alunas de pedagogia em relação à Matemática. Educação Matemática, n. 19, 2005. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT19-2032--Int.pdf; acesso em 16 dez. 2023, às 16h40.

VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Implicações das atitudes e das habilidades matemáticas na aprendizagem dos conceitos de estatística. 2000. 249f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589468; acesso em 16 dez. 2023, às 16h45.

VIANA, Odaléa Aparecida. O componente da habilidade matemática de alunos do ensino médio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação à matemática e à geometria. 2005. 279f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em Disponível em https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601193; acesso em 16 dez. 2023, às 16h46.

Publicado
2023-12-31
Cómo citar
SILVA, F. C. DA; SANDER, G. P.; PIROLA, N. A. Actitudes hacia las Matemáticas: percepciones de estudiantes de Pedagogía sobre la elección profesional y la enseñanza y aprendizaje. Revemop, v. 5, p. e202325, 31 dic. 2023.
Sección
Artículo