O papel da Educação Financeira no processo de Decolonialidade: um ensaio
Resumo
Desde o século XV, potências europeias lançaram-se em busca de novos domínios subjugando povos. O movimento colonial findou-se no século XX, porém perpetuou-se a colonialidade, forma hostil de dominação que sufoca o indivíduo culturalmente e oprime financeiramente. Abordaremos, neste ensaio, a questão de como a colonialidade se faz presente no Capitalismo. Propomos utilizar a Educação Matemática Crítica nas escolas, através de uma vertente, a Educação Financeira, como forma de enfrentamento. O objetivo do ensaio é provocar uma reflexão sobre preocupações atuais que envolvem a Educação Financeira e processos de decolonialidade. Para ilustrar, apresentamos uma sequência didática que visa desenvolver conceitos como orçamento, juros e investimento, numa oficina investigativa. Finalmente, os estudantes serão convidados a demonstrar seus novos projetos e estilos de vida, sendo os resultados catalogados para pesquisa de mestrado.
Downloads
Referências
ARAÚJO, J. M.; BARBOSA, G. S.; SANTOS, F. M. Concepções sobre Educação Financeira entre alunos de uma escola pública da cidade de Niterói. In: Anais. Cuiabá: SBEM, 2019.
BAUMAN, Z. Globalization: The Human Consequences. Cambrige: Polity Press, 2000.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC.2017.
CANDAU, V. M. Ressignificando a Didática na perspectiva intercultural. GECEC. Departamento de Educação, PUC-Rio/CNPq. 2007.
CANDAU, V. M. Pedagogias decoloniais e interculturalidade: insurgências. Rio de Janeiro: Apoena, 264 pp., 2020.
D’AMBROSIO, B.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático - Revista Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015.
ESCOBAR, A. Mundos Y conocimientos de otro modo: El programa de investigación de modernidad/colonialidad latinoamericano. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, n. 1: 51-86, enero-diciembre de 2003 ISSN 1794-2489.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. p.57-76. 1996.
KISTEMANN JR., M. A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Anais do III EIEMAT. Escola de Inverno de Educação Matemática. 1º Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2012.
KISTEMANN JR., M. A.; GOMES DA SILVA, G. H. O professor de Matemática e a Investigação em Sala de Aula quadro a quadro. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 60, p. 93–107, 2012.
OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. Pedagogia decolonial e educação anti-racista e intercultural no Brasil. Belo Horizonte: Educação em Revista, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010.
PESSOA, C. A. S.; MUNIZ JR., I.; KISTEMANN JR., M. A. Cenários sobre Educação Financeira Escolar. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 9, n. 1, 2018.
SANTOS, L. T. B. Educação Financeira em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental: quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE, Recife, 2017.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001 (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2014.
VAZ, R. F. N.; NASSER, L. Que educação financeira é essa? Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, vol.12 – n. 2 – 2021.
WALSH, CATHERINE. Interculturalidad, conocimientos y decolonialidad. Signo y Pensamiento, vol. XXIV, núm. 46, enero-junio, 2005, p. 39-50 Pontificia Universidad Javeriana Bogotá, Colombia.
WALSH, Catherine. Memorias del Seminario Internacional “Diversidad, interculturalidad y construcción de ciudad”. (Bogotá, 17-19 de abril de 2007). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2007.
Copyright (c) 2024 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.