Um Estudo de Aritmética Modular para a Educação Básica

Resumo

Este estudo é voltado à aritmética modular e pretende ser uma contribuição para a
prática de docentes da Educação Básica. O mesmo traz algumas aplicações atuando
com congruência em código de barras, ISBN, cartões de crédito, CPF, além de relatar sobre o funcionamento da criptografia e do método RSA. Em sua última parte, o trabalho mostra atividades realizadas em sala de aula. O intuito é de que elas sirvam como ferramentas a serem usadas e adaptadas por professores, já que as mesmas quase não aparecem em livros didáticos.

Referências

T. Cássia Regina dos Santos. Ensinando matemática através dos códigos de barras. Ciência e Natura - 35 anos, 37:278–288, 2015.

B. Fernando B. et al. Rsa: Criptografia assimétrica e assinatura digital.,

outubro 2017.

A. Hefez. Aritmética:. Coleção PROFMAT. Sociedade Brasileira de

Matemática, 2014.

H. Jeffrey, P. Jill, and S. Joseph H. An introduction to mathematical

cryptography., volume 1. Springer, 2009.

J. Manoel A. R. Os calendários e a sua contribuição para o ensino da

física. Master’s thesis, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2012.

Acesso em: julho de 2017.

M. Pedro L. Atividades de contagem a partir da criptografia.

IMPA/OBMEP, 2015. 77p.

C. Polcino Milies. A matemática dos códigos de barras. pages 1–19,

C. Severino Collier. Números inteiros e criptografia RSA. IMPA, 2014.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
lage, francisca daniella, & Santos, T. F. (2018). Um Estudo de Aritmética Modular para a Educação Básica. Revista De Matemática Da UFOP, 5(1), 95-107. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/1286
Seção
Artigos