Conjuntos de Julia Quadráticos
Resumo
Os conjuntos de Julia receberam esse nome em homenagem ao matemático francês Gaston Maurice Julia, quem estudou tais conjuntos e suas propriedades em 1915. Esses conjuntos são formados por pontos z no plano complexo cuja órbita por uma função complexa é limitada. Nesse trabalho, apresentamos um estudo sobre os conjuntos de Julia gerados pela função fc(z) = z^2 +c, onde c é uma constante complexa, chamados Conjuntos de Julia Quadráticos. Mostramos que, para cada c ∈ C temos um conjunto de Julia associado, que pode ser uma figura simples como um círculo ou como um intervalo na reta real, como pode ser também um fractal, dependendo da constante c escolhida. Além disso, apresentamos também um algoritmo para gerar tais conjuntos de Julia com o uso do software Geogebra.
Referências
Dimensions: Une promenade mathématique. http://www. dimensions-math.org. acessado em 15/07/2017.
Professor Cayley. Desiderata and suggestions: no. 3. the Newton-Fourier imaginary problem. American Journal of Mathematics, 2(1):97–97, 1879.
Robert Devaney. An introduction to chaotic dynamical systems. Westview press, 2008.
Robert L Devaney, Peter B Siegel, A John Mallinckrodt, and Susan McKay. A first course in chaotic dynamical systems: theory and experiment. Computers in Physics, 7(4):416–417, 1993.
Gaston Julia. Memoire sur l’iteration des fonctions rationnelles. J. Math. Pures Appl., 8:47–245, 1918.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.