Modelagem Matemática da Dinâmica de Crescimento por Splines Hermitianos
Resumo
Este trabalho apresenta uma construção de splines hermitianos de grau 1 e 2. Foram comparados os resultados obtidos nesta metodologia e a empregada com outros modelos, tais como o logístico (Verhulst) e o spline cúbico natural. Estes modelos foram aplicados no estudo da evolução populacional das cidades de Pirapora/MG e Ilha Solteira/SP, bem como, no crescimento da cana-de-açúcar. Os resultados encontrados utilizando os splines hermitianos apresentaram estimativas mais precisas, mostrando-se mais eficientes.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.