Aplicações práticas para o ensino e aprendizagem das integrais de linha e superfície
Resumo
As integrais de linha são uma ferramenta extremamente importante para a realização de diversos cálculos. Neste artigo serão mostradas suas aplicações para calcular o trabalho realizado para que um pistão se mova. Tal aplicabilidade é utilizada para ilustrar a interpretação física da integral de linha de um campo vetorial. Ademais, será possível também visualizar a aplicabilidade das integrais de superfície, com a utilização dos Teoremas de Stokes e Gauss para a transformação das Equações de Maxwell da forma integral para a forma diferencial.Referências
Olivier Darrigol. Electrodynamics from Ampere to Einstein. Oxford
University Press Inc., 2000.
Daniel Fleisch. A Student’s Guide to Maxwell’s Equations. Cambridge
University Press, 2008.
David Halliday, Robert Resnick, and Jearl Walker. Fundamentos de
Física 3 -Eletromagnetismo. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.,
Roberto Vieira Pordeus. Fenômenos de Transporte (Termodinâmica). 2008.
http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/111/CAP.
James Stewart. Cálculo, Volume 2. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Gordon J. Van Wylen, Richard E. Sonntag, and Claus Borgnakke.
Fundamentos da Termodinâmica Clássica. Edigar Blucher Ltda., 2009.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.