A Matemática e as Ondas de Rádio AM
Abstract
O processo de envio de informações via onda de rádio está presente em nosso dia a dia de uma maneira tão forte que é difícil imaginar a possibilidade de retirá-lo de nossas vidas. Sendo assim, é interessante saber um pouco a respeito do seu funcionamento. Nosso objetivo é apresentar tal processo de um modo bem simplificado.
Além disto, neste trabalho visamos uma interdisciplinaridade e uma abordagem mais próxima dos conteúdos vistos no ensino médio.
A ideia é que ao mostrarmos uma aplicação prática da matemática em um contexto de suma importância do cotidiano seja possível despertar o interesse em aprender e tornar o processo de ensino aprendizagem mais prazeroso para os alunos.
Escolhemos tratar a transmissão de informações via modulação e demodulação.
A modulação, seja analógica ou digital, é basicamente o transporte de informação usando uma onda portadora, isto é, um sinal eletromagnético. O procedimento inverso, ou seja, obter novamente a informação é garantido pela demodulação. A demodulação é uma maneira de separar o sinal modulado, o sinal de interesse (informação) e o sinal da portadora.
References
J. R. Bonjorno & R. F. S. A. Bonjorno & V. Bonjorno & C. M. Ramos & L. A. Alves. Física: Termologia-Óptica-Ondulatória-1a edição. Editora FTD, 2010.
N. Baiao. O paradoxo da velocidade de propagação das ondas eletromagneticas, 2010. Last accessed 25 Jully 2019.
B. P. Lathi & Z. Ding. Sistemas de Comunicações Analógicos e Digitais Modernos- 4a edição. Editora LCT, 2012.
F. Santos Filho. As ondas de rádio, 2015. Last accessed 25 Jully 2019.
C. Graça. Eletromagnetismo. Rio Grande do Sul, 2012.
G. Iezzi. Fundamentos de Matemática Elementar. Editora Atual, 1977.
Gualter J. B. & André C. M. Física-Volume Único-3a edição. Editora Saraiva, 1998.
J. C. O. Medeiro. Princípios de Telecomunicações Teoria e Prática. Editora Érica, 2007.
E. M. Miyoshi & C. A. Sanches. Projetos de Sistemas Rádio-4a edição. Editora Érica, 2008.
D. Souza. Projeta, 2015. Last accessed 25 Jully 2019.
A. V. Oppenheim & A. S. Willsky. Sinais e Sistemas-2a edição. Editora Pearson, 2010.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.