Aplicação do Método de Integração de Newmark na Análise de Flutter de uma Seção Típica no Domínio do Tempo

  • Cassiano Arruda Universidade Federal de Uberlândia
  • André Garcia Cunha Filho
  • Antônio Marcos Gonçalves de Lima

Resumo

O flutter é um fenômeno altamente destrutivo, passível de ocorrer em sistemas em que estruturas interagem  com escoamentos, como por exemplo uma superfície de sustentação, ou a asa de uma avião. Desta interação, surgem a atuação simultânea de três forças na estrutura: elásticas, inerciais e aerodinâmicas, que podem causar o flutter. Neste trabalho, o flutter será estudado utilizando-se a clássica Teoria da Seção Típica, a partir de um modelo contendo dois graus de liberdade (gdl), sendo eles plunge e pitch.  Do modelo é definida uma equação do movimento de característica linear, em que diferentes velocidades são analisadas afim de se encontrar a velocidade de flutter. Este processo é feito no domínio do tempo utilizando-se o método de integração numérica de Newmark. Além disso, os resultados obtidos são comparados com outras metodologias.

Referências

Collar A. The first fifty years of aeroelasticity. 1978.

Cunha-Filho A. G. Abordagem Transiente sobre os Efeitos do Amortecimento Viscoelástico na Estabilidade Aeroelástica de Estruturas Aeronáuticas. Tese de Doutorado - Universidade Federal de Uberlândia. 2019. [recurso eletrônico] Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2208.

Arruda C., Cunha-Filho A. G., and Lima A. M. G. Aplicação dos Métodos k e p-k em uma Seção Típica com 2 GDL. 2019.

Silva G. C. Sistemas de Controle Ativo e Passivo para Supressão de Flutter de uma Seção Típica. mathesis, 2016.

Wagner H. Über die Entstehung des dynamischen Auftriebes von Tragflügeln. ZAMM-Journal of AppliedMathematics and Mechanics/Zeitschrift für Angewandte Mathematik und Mechanik, 5(1):17–35, 1925.

Wright J. R. and Cooper J. E. Introduction to aircraft aeroelasticity and loads, volume 20. John Wiley & Sons, 2015.

Bathe K. Finite element procedures. Klaus-Jurgen Bathe, 2006.

Bisplinghoff R. L. and Ashley H. Principles of aeroelasticity. Courier Corporation, 2013.

Theodorsen T. and Garrick I. E. NACA Report 685. Mechanism of flutter, a theoretical and experimental investigation of the flutter problem. 1940.

Theodorsen T. and Mutchler W. H. General theory of aerodynamic instability and the mechanism of flutter, 1935.

Publicado
2020-02-19
Como Citar
Arruda, C., Cunha Filho, A. G., & Gonçalves de Lima, A. M. (2020). Aplicação do Método de Integração de Newmark na Análise de Flutter de uma Seção Típica no Domínio do Tempo. Revista De Matemática Da UFOP, 1. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/3980
Edição
Seção
Artigos