Uma Abordagem Pela Teoria de Valores Extremos: Determinação do Tamanho Amostral Para Inspeção de Equipamentos de Processo Utilizando a Distribuição Generalizada de Pareto e o Peak-Over-Threshold Method

  • Iago Pereira Lemos Universidade Federal de Uberlândia
  • Antônio Marcos Gonçalves Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiana Dias Fonseca Martins
  • Weslley Carlos Dias da Silva

Resumo

Análises de valores extremos estão presentes em diversas áreas atualmente e, são aplicadas, principalmente, na modelagem de eventos extremos e raros. Este trabalho apresenta uma abordagem por meio da teoria de Valores Extremos, pautada no Teorema de Pickands - Balkema - de Haan, utilizando o Peak-Over-Threshold method para definição de um conjunto de observações situadas no domínio de atração das distribuições de valores extremos, em conjunto com a Distribuição Generalizada de Pareto, para a modelagem estatística, com o intuito de apresentar um algoritmo que define um tamanho amostral a posteriori para equipamentos de processo submetidos à corrosão generalizada. Foi possível, com a implementação do algoritmo, realizar uma clusterização simples, baseada na estrutura dos dados, e promover a reamostragem destes, para um menor tamanho amostral, realizando o ajuste na distribuição e computando o valor de retorno, de forma a extrapolar os dados para regiões hipoteticamente não inspecionadas. Com base no valor de retorno computado e na papulação já conhecida do equipamento de processo em questão, foi realizada a estimativa de um tamanho amostral representativo.

Biografia do Autor

Iago Pereira Lemos, Universidade Federal de Uberlândia
Estudante de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente sou pesquisador no Laboratório de Acústica e Vibrações - LAV na área de estatística e análise de valores extremos e atuo num projeto em parceria e financiado pela Petrobras.

Referências

C. Anderson, D. Carter, and Peter Cotton. Wave climate variability and impact on offshore design extremes. 2001.

A. A. Balkema and L. de Haan. Residual life time at great age. The Annals of Probability, 2(5):792–804, 1974.

Vladimir Belitsky and Francisco Martins Moreira. Emprego do método ‘Peaks

over-threshold’ na estimação de risco; uma exposição abragente, detalhada mas simples. Apostila do mini-curso da 3-d Brazilian Conference on Statistical Modelling in Insurance and Finance, 2007.

Esther Bommier. Peaks-over-threshold modelling of environmental data. Examen sarbete i matematik, Uppsala University, 2014.

Suart Coles. An Introduction to Statistical Modeling of Extreme Values. Springer, London, 2011.

A. C. Davinson and R. L. Smith. Models for exceedances over high thresholds. Jounal of the Royal Statistical Society. Series B (Methodological), 52(3):393–442, 1990.

James Pickands III. Statistical inference using extreme order statistics. The Annals of Statistics, 3(1):119–131, 1975.

Mohamed Khalifa, Faisal Khan, and Mahmoud Haddara. Bayesian sample size determination for inspection of general corrosion of process components. Journal of Loss Prevention in the Process Industries, 25(1):218–223, 2012.

Ricardo Schayer Sabino. Inspeção de feixes tubulares de trocadores de calor. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerias, 2008.

Carl Scarrott and Anna MacDonald. A review of extreme value threshold estimation and uncertainty quantification. REVSTAT - Statiscal Journal, 10(1):33–60, 2012.

Hwei-Yang Tan. Analysis of corrosion data for integrity assessments. Ph.D. Thesis, 450 Brunel University, 2017.

Publicado
2020-02-19
Como Citar
Lemos, I. P., Lima, A. M. G., Fonseca Martins, F. D., & da Silva, W. C. D. (2020). Uma Abordagem Pela Teoria de Valores Extremos: Determinação do Tamanho Amostral Para Inspeção de Equipamentos de Processo Utilizando a Distribuição Generalizada de Pareto e o Peak-Over-Threshold Method. Revista De Matemática Da UFOP, 1. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/3981
Edição
Seção
Artigos