SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO EM DEGRAU POR VOLUMES FINITOS UTILIZANDO O OPENFOAM
Resumo
O tratamento computacional tem sido frequentemente utilizado na solução de problemas de fluidodinâmica. É bastante vantajoso empregar métodos numéricos na solução das equações que modelam o problema tratado, uma vez que o tratamento analítico e/ou experimental pode se mostrar inviável por razões de complexidade custo e/ou tempo. Neste estudo, foi realizada a simulação do escoamento em um degrau, utilizando o software OpenFOAM, com o objetivo de identificar o comportamento das linhas de corrente e zonas de recirculação, que podem influenciar o escoamento em vertedouro, muito comuns em problemas ambientais. Os resultados das simulações mostraram o aparecimento de uma zona de recirculação, validada por resultados experimentais encontrados na literatura.Referências
Décio L. M. Filho. Estudo numérico do escoamento sobre um degrau com a presença de um obstáculo de seção retangular., 2018.
A. O. Fortuna. Tecnicas Computacionais para Dinâmica dos Fluidos: Conceitos Básicos e Aplicações. EDUSP, 2000.
Tobias Holzmann. MATHEMATICS, NUMERICS, DERIVATIONS AND OPEN-FOAM: The Basics for Numerical Simulations, volume 4 edição. CFD, Leoben, fevereiro de 2017.
S. V. Hurtado. Uma formulaÇÃo de volumes finitos baseada em elementos para simulaÇÃo do deslocamento bifÁsico imiscÍvel em meios porosos, 2005.
Clovis R. Maliska. TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MECÂNICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL, volume 2 edição. LTC, 2014.
Daniela G. SANAGIOTTO. CaracterÍsticas do escoamento sobre vertedouros em degrau de declividade 1v:0,75h., 2003.
Bruce R. Munson Theodore H. Okiishi, Donald F. Young. Fundamentos da Mecâ- nica dos Fluidos, volume 4 edição. Blucher, 2004.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.