SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO EM DEGRAU POR VOLUMES FINITOS UTILIZANDO O OPENFOAM

  • Paula Jaíne Alves da Sllva
  • Evelise Roman Corbalan Góis Freire Universidade Federal de Lavras

Resumo

O tratamento computacional tem sido frequentemente  utilizado na solução de problemas de fluidodinâmica. É bastante vantajoso empregar métodos numéricos na solução das equações que modelam o problema tratado, uma vez que o tratamento analítico e/ou experimental pode se mostrar inviável por razões de complexidade custo e/ou tempo. Neste estudo, foi realizada a simulação do escoamento em um degrau, utilizando o software OpenFOAM, com o objetivo de identificar o comportamento das linhas de corrente e zonas de recirculação, que podem influenciar o escoamento em vertedouro, muito comuns em problemas ambientais. Os resultados das simulações mostraram o aparecimento de uma zona de recirculação, validada por resultados experimentais encontrados na literatura.

Referências

Décio L. M. Filho. Estudo numérico do escoamento sobre um degrau com a presença de um obstáculo de seção retangular., 2018.

A. O. Fortuna. Tecnicas Computacionais para Dinâmica dos Fluidos: Conceitos Básicos e Aplicações. EDUSP, 2000.

Tobias Holzmann. MATHEMATICS, NUMERICS, DERIVATIONS AND OPEN-FOAM: The Basics for Numerical Simulations, volume 4 edição. CFD, Leoben, fevereiro de 2017.

S. V. Hurtado. Uma formulaÇÃo de volumes finitos baseada em elementos para simulaÇÃo do deslocamento bifÁsico imiscÍvel em meios porosos, 2005.

Clovis R. Maliska. TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MECÂNICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL, volume 2 edição. LTC, 2014.

Daniela G. SANAGIOTTO. CaracterÍsticas do escoamento sobre vertedouros em degrau de declividade 1v:0,75h., 2003.

Bruce R. Munson Theodore H. Okiishi, Donald F. Young. Fundamentos da Mecâ- nica dos Fluidos, volume 4 edição. Blucher, 2004.

Publicado
2020-04-24
Como Citar
Alves da Sllva, P. J., & Roman Corbalan Góis Freire, E. (2020). SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO EM DEGRAU POR VOLUMES FINITOS UTILIZANDO O OPENFOAM. Revista De Matemática Da UFOP, 1. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/4017
Edição
Seção
Artigos

Most read articles by the same author(s)