O Problema da Cobertura do Diamante Asteca
Resumo
O objetivo deste trabalho é estabelecer a quantidade de coberturas distintas por dominós possíveis de serem realizadas em uma região plana denominada Diamante Asteca. Além das ideias relacionadas aos problemas de cobertura de tabuleiros, o resultado é obtido a partir da utilização de estratégias bastante elegantes e engenhosas, tendo os conceitos da Teoria dos Grafos como ferramentas essenciais para modelar e encontrar uma relação de recorrência para resolver o problema. Nesse contexto, as teorias apresentadas tendem reforçar a justificativa de que o tema de Coberturas de Tabuleiros e demais regiões planas é um campo altamente rico e fértil para o desenvolvimento de projetos de oficinas de estudos de conteúdos da Matemática.
Referências
Martin Aigner. A course in enumeration, volume 238. Springer Science & Business Media, 2007.
H E Dudeney. The canterbury puzzles (and other curious problems). EP Dutton, New York, 1908.
Noam Elkies, Greg Kuperberg, Michael Larsen, and James Propp. Alternatingsign matrices and domino tilings (part i). Journal of Algebraic Combinatorics, 1(2):111–132, 1992.
Noam Elkies, Greg Kuperberg, Michael Larsen, and James Propp. Alternatingsign matrices and domino tilings (part ii). Journal of Algebraic Combinatorics, 1(3):219–234, 1992.
Michael E Fisher. Statistical mechanics of dimers on a plane lattice. Physical Review, 124(6):1664, 1961.
Solomon W Golomb. Checker boards and polyominoes. The American Mathematical Monthly, 61(10):675–682, 1954.
Solomon W Golomb. Polyominoes: puzzles, patterns, problems, and packings, volume 16. Princeton University Press, 1996.
Anthony J Guttmann. History and introduction to polygon models, polyominoes and polyhedra. To the memory of two distinguished scientists and wonderful colleagues, Pierre Leroux and, page 1.
George Martin. Polyominoes: A guide to puzzles and problems in tiling. Cambridge University Press, 1991.
Washington Mariano Praxedes. Coberturas de tabuleiros: O problema do diamante asteca. PROFMAT, 2019.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.